Prepare-se para sua estréia em uma maratona

Atualizado em 19 de abril de 2016
Mais em Notícias

Bendito dia aquele em que você disse “vou correr uma maratona!” (ou uma meia maratona!). Dali para frente, foi uma questão de honra, não é? Os amigos não acreditavam, a família achava uma loucura, no trabalho todo mundo tinha orgulho de dizer “esse cara aqui vai correr a maratona!”. É, o seu momento de estréia na largada da maratona do Rio do Janeiro está chegando, e você, está preparado?

Preparo não quer dizer “só” treino. Preparo quer dizer alimentação, hidratação, treino, equipamento, descanso e manter a mente também pronta para fazer uma ótima corrida.

Podemos então partir para um check list geral para a prova:

1) Planejamento da alimentação: como você vai se alimentar nesses próximos dias para garantir a energia suficiente para fazer uma boa prova? O que você vai comer na noite anterior e principalmente o que você vai comer na manhã da prova? Procure manter os alimentos que está acostumado, nada de experimentar coisas novas no dia da prova! Converse com seu nutricionista para saber as suas opções.

2) Hidratação: a hidratação pode começar também antes da prova. Não adianta se encher de água quando acorda para ficar desesperado para ir ao banheiro antes da largada. Faça testes nestes últimos treinos do quanto de água você pode tomar antes de correr. Durante a prova, planeje se vai tomar apenas o que a organização vai fornecer ou se você vai levar alguma coisa extra.

3) Treino: siga seu treino direitinho até o final, respeitando e muito o tempo de descanso!

4) Aproveite estes últimos treinos para “amaciar” a roupa e o tênis que vai usar na maratona. Nada de usar só no dia! Use antes e de preferência mais de uma vez!

5) Para preparar a mente, e driblar a ansiedade, comece reestabelecendo seu objetivo para a prova. Partindo dos resultados dos treinos que você tem feito, como você quer cruzar a linha de chegada? Se pensar em “tempo” deixa você mais ansioso do que motivado, pense no seu ritmo, pense na sua postura, pense na sua passada, pense na sua respiração. Pense naquele que foi o seu melhor treino, aquele em que você correu concentrado, forte, leve, solto, aquele treino em que você chegou satisfeito e feliz com o que tinha feito. Imagine você correndo assim… com todas essas caracteristicas que só você sabe que tem quando corre bem… agora coloque este você lá no percurso da corrida. Veja você lá na maratona correndo dessa maneira.

Talvez a caracteristica mais importante de um atleta de endurance seja a capacidade de lidar com as diferentes sensações percebidas durante a prova e também com qualquer adversidade que possa acontecer e fazer você, atleta, refazer seus planos mantendo o foco, a concentração e o ritmo. Sempre me lembro do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona das olimpíadas de Antenas.

Saber readaptar seus planos e manter a concentração é fundamental para chegar a um resultado positivo. O bronze era o plano de Vanderlei? Provavelmente não, mas se ele não tivesse tido essa capacidade de lidar com o “imprevisto” teria chegado em casa com as mãos vazias…

Uma beijo e uma ótima estréia!