Tarahumaras: os místicos atletas

Atualizado em 21 de setembro de 2016
Mais em Notícias

Um povo corredor formado por atletas místicos. Os tarahumaras ou “rarámuri”, como eles mesmos se denominam, são um povo originário do México, assentado na Serra Tarahumara – entre 1.500 e 2.400 metros sobre o nível do mar – localizado no Sudoeste do estado de Chihuahua.

Muitas das traduções da cultura tarahumara indicam que o nome “rarámuri” significa “pé corredor”, “pés ligeiros” e o “que bem caminha”. E há uma característica deste povo que surpreende: são capazes de correrem grandes distâncias durante largos períodos – e, por isso, são considerados os melhores corredores do planeta. Isso tem motivado diversos estudos por parte de antropólogos e científicos. Na vida “ocidentalizada”, essa coragem está reservada para alguns atletas de alto rendimento.

Caminhar e correr largas distâncias são atividades essenciais na vida dos tarahumaras. As comunidades somavam em torno de 100 mil integrantes e ficavam distantes, no caminho da serra mexicana. O terreno que habitavam está completo de colinas, desertos e rios, situados a grandes alturas – que tornavam difícil a utilização de animais de carga.

Por essa razão, era mais eficiente viajar a pé e, frequentemente, descalço. Sua forma de vida tinha a corrida como grande pilar. Todos estavam acostumados a isso.

Nada de “gel… pinole, señores”

E eles estão lá, firme e fortes. A alimentação dos “rarámuris” se baseia em milho. Os tarahumaras semeiam o feijão nas terras que eles cercam. Durante as longas corridas, se alimentam de milho (lógico) em forma de pinole e recorrem a uma bebida característica (à base de milho, claro) chamada tesgüino.

Os “rarámuris” são capazes de correr cerca de 270 km, sem pausa. Seus “passeios” são feitos em 700 km, em poucos dias – e isso equivale a fazer 16 maratonas seguidas! O mais impressionante é que correm com suas roupas e calçados tradicionais.

São huraches (calçado típico da região) que eles mesmos confeccionam e nada de vestuário especial para corrida, mesmo com baixas temperaturas sentidas nas montanhas. Não há necessidade de sapatos especialmente destinados para atletas e nem bebidas esportivas… Nada.

Respeito ao bom corredor

Entre os tarahumaras, os melhores corredores mantêm uma posição social mais alta entre as comunidades, sem que o gênero seja algo relevante. Não importa se é homem ou mulher, eles recebem o reconhecimento que merecem dependendo de suas habilidades. O conceito de competitividade é transmitido aos filhos e filhas desde cedo.

Os tarahumaras também realizam ultramaratonas periodicamente. Corredores de todo o mundo chegam a essas terras hostis para medirem seu desempenho diante dos “pés ligeiros”.

Alguns rarámuris têm participado em diferentes competições do mundo e surpreenderam com seus resultados. Este ano, por exemplo, na Maratona de Boston, quatro corredores indígenas participaram, obtendo lugares dignos de reconhecimento. O mesmo sucesso nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas: os tarahumaras foram os grandes ganhadores nas corridas competitivas.

Agora que você conhece um pouco mais dos tarahumaras, assuma o desafio e se atreva a correr entre eles em uma das Ultras de Chihuahua.

 

Esta matéria foi publicada no site Activo Uruguay.