Categories: Notícias

Ter inchaço nas pernas é normal?

Pode ser pelo tempo mais quente, pela má circulação, por causa de alterações hormonais ou, até mesmo, por conta de um longo dia de trabalho seguido do treino de corrida. Mas, se as pernas ficam inchadas e doloridas, você deve ficar atento, já que isso pode ser sinal de que algo anda errado.

O aparecimento constante do inchaço nas pernas, às vezes, mostra algo mais grave, como falhas na circulação ou insuficiência venosa. E, é claro, a sensação ruim que o tal inchaço traz acaba atrapalhando os treinos nas ruas.

Para que você se livre disso, é possível algumas estratégias que ajudam a manter as pernas livres do problema. Mais: por você ser corredor, ainda leva vantagem, já que a simples falta de movimento é um dos motivos que levam as pernas a ficarem mais rechonchudas.

1. Mexa-se. Quanto mais, melhor! A prática da corrida, feita regularmente, ajuda (e muito!) a circulação. Mesmo que só sobre na agenda 30 minutos, três vezes na semana, já está valendo.

2. Se você trabalha sentado e fica longos períodos sem levantar, tome cuidado. É preciso dar uma voltinha de hora em hora para ativar a circulação.


  USE A CORRIDA NO COMBATE AO ESTRESSE
  DÊ UM UP NA IMUNIDADE COM A CORRIDA
  DEIXE AS LESÕES BEM LONGE DE VOCÊ

3. O contrário também acontece. Aqueles que trabalham em pé por muito tempo precisam se precaver. Uma boa medida é usar meias elásticas (ou as de compressão que você usa nas corridas). Mas, isso apenas para quem não tem contraindicação ao uso do acessório.

4. Depois do treino, na hora de relaxar em casa, eleve os pés. Para isso, você pode usar um travesseiro, por exemplo. Assim o retorno venoso é facilitado e ajuda a diminuir o inchaço nas pernas.

(Fonte: Caio Focássio, cirurgião vascular membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular e médico assistente da Cirurgia Vascular da Santa Casa de São Paulo)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago