Alimentação do Vanderlei Cordeiro de Lima

Atualizado em 26 de março de 2018
Mais em Papo de Corrida

É comum imaginarmos que um atleta de ponta tem uma alimentação rígida ou com muitas restrições, mas o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima é a prova de que não existe uma regra quando o assunto é nutrição.

“Tomo o café da manhã com café com leite e pão. Quando volto do treino, repito a dose com mais um café com fruta ou vitamina”, contou o atleta. No almoço, também não há nada de especial. “Arroz, feijão, macarrão e carne são os principais itens do meu cardápio”.

Existem aquelas pessoas que preferem não tomar leite no café da manhã para evitar desconforto gástrico, ou não comem feijão para não se sentiram muito pesados, mas Vanderlei afirma que já tentou fazer um cardápio especial, e que a adaptação não foi a esperada. “Já cheguei a fazer uma dieta específica e mais planejada, mas não senti diferença no meu resultado. Por isso, voltei a fazer a minha alimentação de costume”, lembrou.

Mesmo com um cardápio considerado normal, o maratonista confessou que, às vezes, se rende a uma comida mais pesada, mas ele toma o cuidado de não quebrar as regras antes de competições. “Não tenho nenhuma restrição alimentar, adoro churrasco e feijoada, por exemplo, mas é lógico que me controlo para não comer esse tipo de coisa antes de uma prova. Afinal, sei que vai atrapalhar o meu desempenho”.

Antes das provas

Para antes de uma corrida a regra é a básica de todo atleta: “Procuro manter uma base alimentar de 60% a 70% de carboidrato de fácil digestão. Para dar maior energia”, explicou.

Por Odara Gallo
Foto Alexandre Cappi/ BrStock