Categories: Papo de Corrida

Antes e Depois: pai (fresco) e mais saudável

O nascimento de um filho é um dos sentimentos inexplicáveis da vida. Apenas quem é pai conhece essa sensação. Durante a gravidez, nada melhor do que um marido presente, que acompanhe os nove meses de gestação ao lado de sua mulher amada. O executivo de vendas André Zanama, 30, de Guarulhos (SP), levou isso ao pé da letra.

“Durante a gravidez da minha esposa, Amanda [Diniz Aguiar], ganhei peso junto com ela”, revela Zanama, que chegou aos 119 quilos. “Na noite anterior ao nascimento do meu filho, havia assistido ao filme Click* e disse para mim mesmo: ‘você vai querer que seu filho brinque sozinho ou siga seus passos?’.” Essa foi a gota d’água para decidir mudar.

No começo, pegava sua bicicleta e pedalava da sua casa até o Bosque Maia – a 2 km de sua residência. “Dava uma volta por lá e retornava”, lembra. “Fiquei nessa por uns meses, até que vi uma reportagem na revista O2 que me incentivou a começar a correr.”

Pouco depois do nascimento de seu filho, o executivo de vendas recebeu uma oferta de trabalho no Rio de Janeiro. “Isso me ajudou muito no processo de querer emagrecer, pois a cidade vive atividade física o tempo todo.”

Ainda em Guarulhos, após algum tempo praticando com a sua bike – ele já pedalava entre 25 e 30 km –, ele resolveu correr. “Pensei: ‘vou correr uns 10 km só pra ver como é.’ O resultado foi apenas 1 km, com muito esforço”, lembra. Zanama persistiu e, aos poucos, foi melhorando. Passou a correr cerca de 5 km por dia.

Sua dieta não era nem um pouco saudável. “Eu comia de tudo e, se fosse frito, então, melhor ainda”, brinca. “Não tinha hora para me alimentar, comia quando dava mesmo.” Quando começou a se exercitar, mudou a alimentação também. “Tenho uma dieta rica em sementes, grãos, produtos naturais e evito, ao máximo, frituras e alimentos com excesso de gordura.” Tudo passou a ser regrado, inclusive os horários. “Não deixo de comer de três em três horas. Levo minha marmitinha com lanches para todo o lado e meu celular toca quando está na hora de comer.”

Com a reeducação alimentar e muita atividade física, o executivo de vendas eliminou 34 quilos de 2009 para cá – saiu dos 119 kg para 85 kg. “Tudo mudou na minha vida. Tenho saúde, as roupas vestem melhor, minha postura melhorou”, comemora Zanama, que já correu mais de 20 provas de rua – incluindo uma meia-maratona. “Agora, vou para a praia no estilo carioca, só de sunga.” Ele conta que as pessoas passaram a conversar mais com ele também. “Ainda existe um preconceito com quem está acima do peso”, afirma.

Ele já atingiu o peso que considera ideal e, com a musculação e a corrida, está diminuindo o percentual de gordura corporal. “Temos que mudar a cabeça em primeiro lugar”, garante Zanama. “A mudança está em você e em mais ninguém.” A corrida para ele é “o momento onde coloco meu corpo alinhado à minha mente e consigo tirar prazer com isso. Sinto-me como uma criança correndo atrás de uma pipa.”

Antes, tudo o incomodava. “As brincadeiras de mau gosto, o apelido de ‘baleia’ que tinha entre os amigos e familiares, a falta de disposição para tudo, enfim.” O apelido, segundo ele, agora é outro: “me chamam de golfinho”, diz, aos risos. Suas roupas saíram do GG e, até, EGG, para M e, dependendo do modelo, P.

Seu treino hoje é de cinco vezes na semana de musculação e corrida, por duas horas, com a sua esposa. Aos fins de semana, corre, em média, 30 km. “Estou com uma planilha para uma ultramaratona que quero correr no fim de 2014. Acredite: rodarei 75 km.” Até hoje, sua maior distância percorrida foi 26 km.

O executivo de vendas retomou uma de suas antigas paixões: o skate. “Estou voltando aos poucos, pois estou um pouco enferrujado, mas com o ganho de peso, havia parado de praticar.”

*Em Click, o personagem do ator Adam Sandler descobre um controle remoto que o faz controlar o tempo, como em um filme. Ele perde várias fases importantes da sua vida por isso.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

7 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

7 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago