Categories: Papo de Corrida

Dica do especialista: fim da dor de lado

Provavelmente, você já sentiu aquela pontada aguda, logo abaixo das costelas, durante a corrida. Cada um tem o seu nome para esse problema: dor de lado, do nos flancos, dor de atleta, dor no baço ou dor abdominal transitória relacionada ao exercício (Datre) – seu nome técnico. “Normalmente, ela ocorre em indivíduos que estão iniciando a prática esportiva regular, mas pode afetar corredores mais experientes em treinos mais intensos”, afirma João Paulo Póvoa, diretor técnico da assessoria esportiva Inthegra, do Rio de Janeiro (RJ).

De acordo com o treinador, há duas teses sobre essas pontadas – ambas relacionadas ao esforço físico excessivo. “A primeira é cãimbra do diafragma, músculo responsável pela respiração”, explica. A respiração curta e pouco profunda faz com que o diafragma contraia e relaxe rápido demais e isso pode gerar a cãimbra. “Como um novato tem menos preparo físico, inclusive neste músculo [diafragma], as chances de sofrer com esses espasmos é maior”, comenta.

O outro motivo – apresentado em um estudo recente da Univerisdade Penn State, nos Estados Unidos –, segundo Póvoa, “é a fadiga do ligamento que sustenta o fígado e o baço”. Quando o corredor exige do corpo mais do que está acostumado, esse ligamento entra em fricção com o órgão, causando a dor.

Como evitar

“Faça acréscimos graduais de intensidade ou distância nos treinos”, diz Póvoa. Dessa forma, o atleta terá maior controle sobre sua respiração e condicionamento físico. Consequentemente, evitará as pontadas. “Também é importante que o corredor realize um bom aquecimento antes de se submeter a um esforço mais intenso.” O corpo todo se prepara para o exercício quando aquecido, aumentando o fluxo sanguíneo – que influencia na prevenção da dor.

“Uma última dica é fazer um fortalecimento adequado da região abdominal e lombar, o core”, completa. Quanto melhor preparados esses músculos estão, menor será a demanda de oxigênio exigida durante a corrida para que eles trabalhem adequadamente.

Livre-se da dor

Quando essa dorzinha incômoda te pegar, diminua o ritmo do exercício imediatamente. Se necessário, pare por alguns segundos e respire profundamente, pressionando com os dedos o local da pontadas. Também é importante manter uma respiração mais longa e profunda durante a pausa.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

6 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

6 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago