Categories: Papo de Corrida

Rodrigo Bueno encontrou autoestima e vida nova na corrida

Por diferentes razões, a corrida cresceu no Brasil nos últimos anos. Hoje, já não se traça o perfil do corredor com a mesma facilidade de 15 anos atrás. Homens, mulheres, jovens, idosos, brancos, negros, altos, baixos, magrinhos, gordinhos… Todos fazem parte e são bem-vindos a integrar o time da corrida. A edição 177 da Revista O2 apresentou diferentes histórias e mostrou como a corrida quebrou estereótipos. Acompanhe a primeira delas — do publicitário Rodrigo Bueno, 33.


Rodrigo Bueno

Rodrigo Bueno é um dos milhões de brasileiros que entraram na corrida nesta década em busca de uma silhueta mais fina. O ponto de partida para dar suas primeiras passadas foi a insatisfação com a própria imagem ao ver sua foto em uma comemoração de Réveillon. Nada contente com os 100 kg que carregava em um corpo de 1,70 metro, passou a treinar, estudar planilhas e entender mais sobre tênis. Mas  calma, esta não é mais uma daquelas histórias sobre corredores que eram obesos e, de repente, correm uma edição da Maratona de Boston com o vigor de um queniano.

Bueno, hoje com 78 kg e livre dos problemas de autoestima que tinha há seis anos, não tem o índice de gordura padrão de um corredor de alta performance; entretanto, atinge bons resultados. Embora tenha entrado na corrida em busca de emagrecimento, ele descobriu motivações diferentes e novas metas na modalidade. O que era a princípio algo meramente estético e relacionado à saúde converteu-se em algo prazeroso para o corpo e a mente.

Além de ter uma maratona na bagagem, ele é capaz de correr 10 km em 43 minutos, tempo que é recebido com surpresa e desconfiança por outros corredores.

 

 

Em uma época depois do emagrecimento, ganhou alguns quilinhos e tornou-se alvo constante de questionamentos. Hoje, mesmo com uma silhueta mais magra, os comentários continuam.

“As pessoas olham para mim e dizem: ‘Não é possível que você tenha feito um tempo tão bom’. Também tem quem fale: ‘Eu olho para você e não vejo um corredor que faz 10 km abaixo de 45 minutos’. Sempre me perguntam qual é a fórmula mágica para correr 10 km em 43 minutos. Eu sempre digo que é acordar cedo, ir para o parque e treinar. Esses questionamentos vêm do pessoal da corrida mesmo. É gente que pensa: ‘Eu tenho um físico melhor que o dele e não consigo correr assim’”, relata.

Os questionamentos e os olhares tortos para os seus tempos velozes nas provas servem como combustível para que Bueno vá mais longe no esporte. Planejando a entrada no ultracompetitivo mundo do triathlon, ele agora busca a diminuição de seu índice de gordura. Preocupação com estética? Não exatamente. “Não é por imagem. Eu quero ser um atleta melhor. Se estivesse no patamar esportivo que almejo, me sentiria ainda melhor.”

Pedro Lopes

Share
Published by
Pedro Lopes

Recent Posts

MOV

37 minutos ago

Eco SP

37 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago