Categories: Papo de Corrida

Tênis de corrida: furos extras têm utilidade

Diversas dúvidas sobre os tênis de corrida de rua rolam por aí: “Qual é o melhor para o meu estilo de corrida?”, “O que fazer para manter os meus pisantes por mais tempo?”, “Como os tênis devem ser limpos?”… Mas tem um questionamento, que às vezes até passa batido: afinal, para que servem aqueles dois furinhos que ficam na parte superior do calçado e que quase nunca são usados?

Eles não estão ali por acaso. Aqueles dois buraquinhos extras que parecem não servir para nada, na realidade, ajudam na segurança durante a corrida de rua. Se eles forem usados da maneira correta, ajudam a amarrar os tênis de corrida de maneira que eles fiquem mais fixos nos pés, o que resulta em menos atrito do calcanhar com o cabedal, com a sola do tênis e evita as temíveis bolhas nos pés. Geralmente, o problema aparece em treinos maiores ou em provas longas, já que os pés são mais requisitados nesse tipo de percurso. E apesar de não ser uma lesão grave, ela é uma das mais comuns entre os corredores. Isso porque ela surge em uma camada de proteção entre a epiderme e a derme, um mecanismo de defesa do corpo. Assim, estar longe das bolhas usando estratégias simples é muito bem-vindo para quem corre.

Como usar os furinhos?
O vídeo abaixo (em inglês), feito pela empresa de acessórios Illumiseen, mostra o que você deve fazer para amarrar corretamente os seus tênis de corrida, antes de sair para treinar.

O processo é simples e não fará com que você perca mais tempo com a amarração. Primeiro, passe o cadarço no último furinho, sem puxá-lo até o final, criando loops com os fios. Em seguida, passe a ponta do cadarço oposto por dentro do loop e, aí sim, puxe os fios até que eles se ajustem ao seu pé. Em seguida, dê o laço normalmente, como você já costuma fazer. Isso fará com que o ajuste do tênis de corrida fique melhor, além de proporcionar uma corrida mais confortável e segura.

Veja o vídeo com o passo a passo:

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago