Monstros interiores dos corredores

Atualizado em 31 de outubro de 2018

Um grande desafio dos atletas é manter a mente equilibrada enquanto o corpo não responde aos comandos. Para que o seu lado psicológico trabalhe mais forte nas competições, Marisa Markunas, psicóloga do esporte, aconselha o trabalho diário do lado mental. “Invista na autopercepção e na constante avaliação sobre suas sensações corporais e as emoções”, indica.

Objetivos e planejamentos

Marisa acredita que “os fatores psicológicos devem ser alimentados pela autovalorização, baseada em análises realistas dos treinos, gerindo pensamentos e emoções durante a preparação”. Mas como fazer isso? Conversando consigo mesmo ao longo dos treinos mais duros, preparando a sua mente para a prova. As técnicas abaixo, propostas pela especialista, podem ser aplicadas durante a preparação, te ajudando a driblar os problemas nas competições.

Diálogo interior

“Converse” com você mesmo nos momentos difíceis durante os treinos. Nessa hora, o ideal é povoar a cabeça de pensamentos positivos, pensar no sucesso. Já nos momentos favoráveis, procure recordar as fases de superação e o quanto brigou para alcançar o resultado.

Frases e motivação

Alguns corredores adotam essa técnica e escrevem frases de incentivo nos próprios braços para ler durante a prova. Isso ajuda de forma mais direta a trocar pensamentos ruins por incentivo. Procure não pensar em quanto falta para o objetivo, mas em quanto já conseguiu superar do desafio.

Visualização

Crie imagens em sua mente e imagine-se vencendo.

Imagética

Visualize o público (ou familiares e amigos) celebrando e o parabenizando pela vitória. Sinta a emoção de um resultado positivo.