Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Saia das redes sociais e vá treinar!

Saia das redes sociais e vá treinar!

Com o vertiginoso crescimento dos conteúdos disseminados nas redes sociais e o tempo gasto diariamente nelas (que, segundo algumas pesquisas, pode chegar a mais de 3 horas diárias), estamos conectados praticamente o tempo todo e consumindo conteúdo das mais variadas características e relevâncias.

Muitos atletas amadores estão inseridos neste universo. O que isso pode representar e interferir em nossos treinos diários, metas, resultados e relacionamento com colegas de treinos? Como gastamos muito tempo nas redes sociais e no celular, acabamos deixando de lado um tempo precioso dedicado a nós mesmos.

Tiramos o foco da análise de nossos treinos, para “xeretar” os dados do Strava de nossos colegas e adversários, definimos nossas provas a partir de desafios que amigos, influenciadores e adversários estarão, sem mesmo saber se estamos preparados para encará-la e se fazem sentido para o nosso momento.

Além de todos estes pontos negativos, se não soubermos lidar bem com esta tendência, poderemos ter sérios problemas psicológicos e físicos por não respeitar nossos limites, não desenvolver evolução segura dos treinos, não seguir o planejamento de curto, médio e longo prazo estabelecido por nosso treinador. Todos estes pontos possuem influência direta nos aspectos motivacionais, gerando uma série de frustrações, conflitos e outros problemas ainda difíceis de se detectar. Em alguns casos, atletas desistem da modalidade e, dificilmente, retornam a ela, com sérias consequências à sua saúde física e mental.

Viver a realidade dos outros atletas, acessar informações de baixa qualidade técnica, copiar os treinos de seus amigos e atletas profissionais pode ser um grande tiro no pé. Antes de iniciar uma rotina regular de treinos, estabelecer metas e objetivos, repense para que e para quem você está fazendo isso tudo.

Faça uma profunda reflexão sobre a relevância dos treinos e provas para sua vida. Curta e comemore cada desafio concluído sem se preocupar em mostrar nada para ninguém. Caso queira compartilhar seus feitos, faça isso para inspirar e motivar as pessoas à sua volta a adotarem hábitos saudáveis e, não para rebaixá-las. Por último, perca menos tempo vivendo o universo dos outros e viva, intensamente, seu próprio universo!

Bons treino e bora pra cima, galera!

 

Leia mais

Vai correr a Maratona de Berlim? Saiba tudo sobre a prova

Dia do lixo: o que você precisa saber antes de comer o que quiser

Calculadora de performance: identificando o ritmo na corrida

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, tre... VEJA MAIS

Compartilhe por email!