Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Shoe Count Kona 2018: Hoka mantém hegemonia e Nike surpreende

Shoe Count Kona 2018: Hoka mantém hegemonia e Nike surpreende

Como acontece anualmente, o shoe count do Campeonato Mundial de Ironman, no Havaí, foi realizado por David Jewell, profissional respeitado no mercado de tênis de corrida. O resultado do shoe count de Kona foi publicado no portal americano de triathlon Triathlete.

Este ano, aproximadamente 2.500 atletas largaram no Mundial. A Hoka se manteve na liderança das marcas – é o segundo ano consecutivo. Considerando a quantidade de atletas que vi treinando durante quase três semanas no Havaí, além da competição, o modelo que mais estava nos pés dos atletas era o Clifton 5, considerando que é o carro-chefe de vendas.

A marca também deve ter atingido o objetivo em vendas, pois muita gente estava comprando no enorme espaço que a Hoka tinha na Expo.

A surpresa maior, não só para mim, mas para quem acompanha o mercado de triathlon de perto, foi a Nike na segunda colocação, subindo seis posições com relação a 2017.

Presenciei uma quantidade absurda de Vaporfly 4%, Vaporfly 4% Flyknit, Zoom Fly Flyknit, e Pegasus Turbo no dia da prova.

Isso mostra que a Nike acertou em cheio nestes quatro modelos. Ainda não apurei a quantidade exata, mas acredito que mais de 15 atletas nos pelotões profissionais masculino e feminino correram de Vaporfly (tanto a primeira edição quanto o Flyknit). Detalhe: nenhum com apoio ou patrocínio da marca.

 

Leia mais

Nike apresenta o Vaporfly 4% Flyknit

Hoka Clifton 5: lançamento nas lojas será em junho

Asics Roadhawk FF2: o que já era bom, ficou melhor

 

Há muitos anos que a Nike não tem qualquer envolvimento, através de patrocínio ou apoio, com triatletas de longa distância.

A Asics se manteve na terceira colocação do shoe count de Kona. Já a Saucony, uma marca que praticamente nasceu no triathlon, perdeu não só a vice-liderança para a Nike, mas também o pódio. Ficou na quarta posição. No caso da Saucony, o modelo com mais presença nos pés dos atletas foi o Kinvara.

A Suíça On Running subiu duas posições com relação a 2017, figurando no top 5. A marca patrocina triatletas importantes, como o espanhol Javier Gomez, que fez sua estreia no Mundial de Kona (ficou em 11º), e os belgas Frederik Van Lierde (campeão mundial em Kona em 2013), e Bart Aernouts, vice-campeão mundial este ano.

No caso da On, o modelo mais presente nos pés dos atletas foi o Cloudflow.

New Balance e Adidas desceram uma posição cada. Na New Balance, o modelo mais presente deve ter sido o 1500 T2, utilizado pelo alemão Sebastian Kienle. A exceção é Hanzo, modelo de competição mais “agressivo” da marca e a escolha do alemão Patrick Lange, que se sagrou bicampeão da prova.

A americana Brooks despencou da quarta para a oitava colocação e a Newton se manteve na nona posição do shoe count de Kona. Este ano a marca baseada em Boulder voltou a marcar presença na Expo, mas sem apresentar novidades com relação à parte técnica do produto – o solado com os tradicionais cinco tacos permanece.

Skechers e Altra subiram uma posição cada, ficando no top 12. A Mizuno que em 2017 esteve na décima colocação, não conseguiu se manter no ranking.

Segundo David Jewell, outras marcas estiveram presentes porém com percentual muito baixo como Salming, Zoot, Salomon, Topo Athletic, Reebok, Fila, Vibram, Kalenji, 361º, Do Win, e Puma.

Veja o Shoe Count do Mundial de Ironman em Kona

 

Marca 2018 2017
Hoka One One                 17.7% 18.1%
Nike 14.9% 5.7%
Asics 11.9% 12.4%
Saucony 11.2% 12.6%
On Running 7.9% 6.9%
New Balance 7.0% 8.0%
Adidas 7.4% 7.3%
Brooks 6.3% 8.5%
Newton 3.9% 5.4%
Skechers 2.3% 3.7%
Altra 2.0% 2.0%

 

 

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de pro... VEJA MAIS

Compartilhe por email!