Treinamento

Como a sua mente pode te levar mais longe?

Concentração, foco e controle emocional são fatores fundamentais para conquistar grandes desafios. Na vitória, você comemora e na falha você aprende. É assim, ou pelo menos deveria ser. Encarar situações quando nem tudo acontece como planejado e manter a determinação é importante para ir além.

Lidar com a mente não é fácil, principalmente quando as frustrações aparecem. Porém, o que talvez você não saiba é que tudo está na forma como você enxerga as situações. É melhor acreditar que talentos e habilidades nascem com cada um de nós ou acreditar que podem ser aperfeiçoados com dedicação e prática?

O segredo do sucesso é estar preparado para contratempo e lidar com isso da melhor maneira possível. Com o tempo, isso se tornará mais alcançável à medida que treinamos, além do nosso físico, a nossa mente.

Como treinar a mente?

Na corrida existem elementos determinantes para sua evolução: o foco e a mentalidade de crescimento são alguns dos mais importantes para o atleta que deseja ir mais longe e conquistar seus objetivos.

Mentalidade de crescimento 

Responsável por te desafiar a buscar algo maior, partindo pelo princípio de que nada é considerado como um obstáculo, motivo de desestabilização ou desvio de foco. A mentalidade de crescimento tem o objetivo de impulsionar o atleta por meio de uma análise de evidências de todas as conquistas e experiências anteriores.

Quando o corredor tem uma mentalidade de crescimento, ele cresce à medida que algo o desafia, ele sempre consegue enxergar uma oportunidade de ir além. Além disso, o corredor está o tempo inteiro se desafiando, então é importante, em vez de mentalizar ‘será que eu consigo?’, pensar ‘se eu já corri 5 km e 10 km, eu corro o quanto eu quiser’, isso faz parte da análise de evidências”, fala a psicóloga do esporte Claudia Manfrim.

Torna-se mais alcançável gerenciar a ansiedade e o nervoso durante diferentes cenários, antes de alguma prova-alvo, por exemplo, em que o atleta deseja bater uma meta, ou até mesmo em um período de lesão, algo que se pode tentar evitar, mas não controlar.

Uma meta não batida em uma prova-alvo ou uma lesão no meio do caminho não precisam ser motivo de frustração e desmotivação. Utilizar como aprendizado e experiência para o futuro fará de você um corredor mais completo e confiante.

Manter o foco 

Manter o foco é um coeficiente necessário para uma mente mais equilibrada e preparada. O foco é importante, principalmente para que haja uma conexão completa entre você e aquele determinado momento – quando se está correndo, por exemplo.

Com ele é possível perceber quando algo não está indo bem, pois você passa a entender exatamente como são as sensações e movimentos de seu corpo, sua respiração, o contato de pé com o chão, o ritmo, a passada, o ambiente.

Para ter foco, antes de tudo, é importante ter em mente seu objetivo. Na corrida, é necessário estabelecer onde você pretende chegar com seu treino, seja para melhorar condicionamento ou correr uma maratona. Com o objetivo claro em sua mente, é possível se organizar melhor para planejar a rotina de treinos, sua rotina diária, sempre olhando à frente, com postura, coragem e pensando nas consequências”, explica a psicóloga.

De acordo com a profissional, durante a corrida há diversos pensamentos intrusos que podem atrapalhar o desempenho. Por este motivo, motivar-se de quilômetro a quilômetro pode auxiliar. “Pensar em frases motivacionais como ‘só mais um km, eu consegui mais esse’, faz com que seu corpo se adapte e aprenda a entender o que acontece dentro dele”.

A sensação de cansaço e a dor, exceto em casos de lesões, fazem parte da corrida e também podem ser minimizadas à medida que o atleta exercita sua mente. O cansaço é natural, mas mentalizar quantas vezes você sentiu e superou, pode ajudar na continuidade.

Um estado psicológico estável e bem treinado pode fazer com que o atleta não valorize essas reações desagradáveis, sabendo responder ao ambiente de forma adequada, aceitando certas condições”, explica.

Segundo ela, práticas meditativas também podem ser importantes. “O Mindfulness running, por exemplo, em que exercitamos o foco para manter uma mente bem treinada e equilibrada, nos auxilia a vivenciar o momento presente sem nenhum tipo de julgamento, além de fazer com que acreditemos mais em nós. Esse é o caminho”.

Fonte:

Claudia Manfrim, psicóloga do esporte e Coach Mind & Soul – treinadora responsável por auxiliar o desenvolvimento da mente de atletas da Adidas. 

Lara Scaglione

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

7 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago