Categories: Treinamento

Como evitar a dor de cabeça pós-corrida

Alguma vez durante ou depois da corrida de rua você já sentiu dor de cabeça? Apesar de os exercícios aeróbios melhorarem os sintomas dessas dores, em certos momentos a corrida também pode fazer com que elas se manifestem. Isso acontece por conta da dilatação dos vasos sanguíneos da cabeça, já que há o aumento da demanda cardíaca ocasionada pelo esforço durante as passadas.

Outro ponto que pode fazer com que a dor surja é a hipoglicemia, ou, por falta de alimentação adequada. O incômodo pode ser resultado, também, da desidratação, ocasionada por ingestão insuficiente de água. Por isso, certifique-se de que você está bem alimentado e hidratado o suficiente antes, durante e após as corridas. Uma boa dica é usar a sede como seu guia. Sempre que você estiver com a boca seca tome ao menos um gole de água. E quando correr mais de 45 minutos, aposte também em bebidas isotônicas para repor os eletrólitos perdidos com o suor.

Cuidar para que a luz do sol não incida diretamente sobre a sua cabeça por muito tempo também é uma boa pedida para evitar as dores, pois ela pode ser um gatilho para o incômodo. Use bonés, para que isso não aconteça e evite correr nos horários mais quentes do dia.

Até mesmo o excesso da intensidade nos treinos pode interferir. Tome cuidado para não exigir demais do seu corpo. Faça o aumento do volume da corrida de forma gradual. E, no momento da dor, tente diminuir o ritmo para melhorar os sintomas.

Dor de cabeça ocasionada pelo exercício

Se você sente uma dor que fica latejando dos dois lados da cabeça enquanto corre saiba que pode ser a dor característica do exercício físico. Apesar de transitória e de curta duração, ela é bastante incômoda. Mas assim que você para de treinar a dor cessa. Esse incômodo é mais comum em dias quentes e em quem tem histórico de enxaqueca na família.

A causa exata dessa dor é desconhecida, mas ela geralmente é inofensiva e pode ser tratada com medicação. Tomar medidas simples como se hidratar e comer antes de correr evita esse tipo de problema. No entanto, se mesmo assim ela aparecer você pode alongar os braços, os ombros e o pescoço depois da corrida. Se nada disso aliviar os sintomas e a dor persistir por mais de um dia, procure um médico.

(Fonte: Roberto Ranzini, ortopedista e médico do esporte, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), médico do Corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Alemão Oswaldo Cruz)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

5 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

5 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago