Treinamento

Correr a esmo no dia do longão pode ser boa ideia?

Cansado de correr sempre no mesmo parque ou no mesmo itinerário? Bolar propostas diferentes de caminho ou mesmo sair correndo a esmo pode ser uma opção interessante para o longão programado para o sábado ou o domingo. A dica é de Leonardo Marmitt, diretor técnico da Just Run Assessoria Esportiva e vice-presidente da Associação de Corredores de Rua de Santa Catarina. “Utilizo muito esses treinos longos por percursos diferentes ou ‘não tradicionais'”.

Para espantar o tédio, vale a pena percorrer, numa manhã de domingo, bem cedinho, locais como aqueles que fazem parte da história de sua cidade. “Aqui em Florianópolis usamos um 16K ‘Volta ao Morro’, que é o entorno de todo o centro da cidade. Uma tradicional linha de ônibus faz esse percurso. Outro exemplo são as ‘conquistas’ das grandes elevações de Floripa ‘Morro da Cruz’ e ‘Morro da Lagoa’. Enfim, os alunos levam isso como ‘insígnias’ que marcam positivamente seus treinos. Dessa forma, eles melhoram o comprometimento com os treinos e se eleva o grau de convencimento de estarem no caminho certo do planejamento”, completa Marmitt.

Pode-se até batizar a experiência de correr a esmo, proposta que difere um pouco da apresentada por Marmitt, de “peripatética”. A escola peripatética era um círculo filosófico ambulante na Grécia antiga. Peripatéticos (ou os que passeiam) eram discípulos de Aristóteles, que tinham o hábito de filosofar enquanto se deslocavam. Acreditavam que a troca de cenários era benéfica para a oxigenação de ideias. O conceito, erigido em 336 a.C., merece ser testado no século 21. Ou não? Afinal, faz sentido que a mudança de paisagem contribua para um desencadear de ideias diferentes.

Um certo conhecimento da cidade, necessário para evitar áreas perigosas, é recomendável. Importante também colocar no bolso do calção algum dinheiro para pegar um ônibus ou táxi para o regresso. Não se pode descartar o risco de uma torção de tornozelo ou de uma “quebra” que dê um fim antecipado a esse prazer de correr extrapolando um percurso preestabelecido. Alguns poucos reais podem solver a questão.

Alessandro Lucchetti

Share
Published by
Alessandro Lucchetti
Tags: Longão

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago