Dica do Especialista: corrida x futebol

Atualizado em 29 de abril de 2016
Mais em Iniciantes

Para grande parte dos brasileiros, o futebol é sagrado. Assistir aos jogos no estádio ou na televisão, apenas, não é suficiente. Quadras de cimento e taco, além de campos de grama natural ou sintética, são adorados pelos peladeiros. Mas será que dá para unir duas paixões: a corrida e o bate-bola? O treinador e diretor técnico e administrativo da Life Training, Leandro Sandoval, garante que sim, mas com ceta cautela.

“As pessoas que correm devem ter muitos cuidados ao praticar esses tipos de atividades esportivas, pois correm o risco de entorses, fraturas, distensões, contraturas”, afirma o treinador. De acordo com o Sandoval, “essas lesões podem acontecer devido ao fato de outros esportes exigirem uma movimentação maior dos músculos por causa dos movimentos laterais, giros, explosão muscular.” Ele também lembra que os apoios e movimentos são diferentes dos praticados em uma corrida.

Sandoval garante que é possível conciliar os dois esportes, mas que o corredor deve tomar alguns cuidados. “Evite correr forte demais. Se aqueça bastante antes do início do jogo. Alongue bem e não tente ser o mais rápido, o mais resistente da partida só porque você é corredor e tem mais fôlego”, conta. “A tendência é um maior desgaste na pratica de outros esportes”, completa o treinador.

Para finalizar, ele sugere que o tempo de jogo não seja maior do que o corpo está adaptado a se exercitar. Veja outras dicas de Sandoval:

– Alongar antes e depois dos jogos
– Aquecer antes de iniciar a partida
– Não correr demais
– Fazer intervalos de descanso
– Hidratar-se bem
– Utilizar uma chuteira ou tênis apropriada para o piso e esporte