Categories: Treinamento

Dica do especialista: treinos para ganhar velocidade

Ganhar velocidade em provas curtas – de 5 e 10 km – é a meta de muitos atletas. “Correr rápido constrói resistência mental. Assim, você ganha confiança em suas habilidades”, afirma o treinador Fabiano Braun, diretor técnico da Floripa Runners, em Florianópolis (SC). Para melhorar os tempos nesse tipo de corrida, alguns treinamentos não podem faltar na planilha do corredor.


ARTES MARCIAIS COMO COMPLEMENTO DA CORRIDA 
 FORÇA MUSCULAR PARA A CORRIDA 
 POUCO TEMPO PARA CORRER 
 ESTEIRA OU RUA? 
 CUIDADOS PARA OS CORREDORES INICIANTES 
 VOLTA DAS FÉRIAS 
 VEJA TODAS AS DICAS DOS ESPECIALISTAS DE 2013 

Intervalados (tiros)
A corrida intensa, seguida de uma breve pausa, ajuda os atletas a aumentarem a velocidade, a explosão muscular e, consequentemente, melhorar os tempos nas provas. “Os tiros devem ser realizados, em média, uma vez por semana”, diz o treinador.

Progressivos
Como o próprio nome já diz, neste tipo de corrida, o atleta aumenta, gradativamente, o esforço. Serve para adaptar o organismo a diferentes níveis de velocidade, auxiliando na evolução do desempenho. É uma ótima forma de aprender a dominar a corrida. “Deve entrar de uma a duas vezes por semana na planilha”, comenta Braun.

Fartlek
O “jogo de corrida” consiste na variação de intensidade da corrida, do percurso, com subidas, descidas, treino na areia, grama, asfalto, entre outros. Como trabalha várias intensidades e distâncias, o fartlek proporciona melhor condicionamento físico ao corredor. “Também pode estar até duas vezes por semana nos treinos”, garante.

Mais dicas

“O fortalecimento muscular é indispensável e deve estar na rotina do corredor, pelo menos, duas vezes por semana”, explica Braun. Para melhorar a eficiência das passadas, o especialista sugere a pliometria (exercícios de salto). “O ato de pular ou saltar mantém afiada a resposta dos tendões e ligamentos”, conta. “Esses exercícios repetidos dão aos músculos a força necessária para elevar bem os joelhos, gerando um ritmo de corrida mais acelerado”, completa.

Por último, o treinador sugere que o atleta procure sempre um educador físico. “Assim, os treinamentos são prescritos da forma mais adequada para cada individuo.”

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

7 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

7 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago