Treinamento

Dicas de treinamento para ser um corredor mais forte

Evoluir na corrida requer dedicação e atenção a algumas especificidades do treinamento e preparação. Pensando nisso, separamos algumas dicas de treinamento para você correr mais e melhor. Confira a seguir!

Técnica da corrida
Tente manter seus pés paralelos e pousar os pés no chão diretamente abaixo da linha dos seus quadris. “Quando você pousa à frente do seu centro de gravidade, não freia o movimento com os músculos como deve ser. A musculatura não trabalha direito e você pode sobrecarregar as articulações”, explica o treinador André Nader. 

No início, não se preocupe tanto em como seus pés tocam o chão, se com o calcanhar ou a ponta dos pés; mantenha o foco no seu centro de gravidade. Isso irá ajudá-lo a corrigir algumas falhas de movimento que podem levar a um desempenho ruim e possíveis lesões. Mãos e braços devem estar relaxados e balançarem como pêndulos, para ajudar na mecânica do corpo enquanto você corre.

A tal da cadência
Esta é uma das principais dicas de treinamento! Cadência é o ritmo de suas passadas e funciona como música. O ideal é correr na cadência próxima de 180 passos por minuto – e sua velocidade nessa cadência vai variar de acordo com o tamanho de sua passada. Mais ou menos assim:

180 Passadas por Minuto (cadência) + Amplitude da Passada = Velocidade

No início, medir a cadência é um exercício difícil, mas ao fazê-lo você corre de forma mais econômica e funcional. Em um metrônomo (existem vários apps para download grátis) programe para 180 batidas por minuto e tente seguir a passada junto com a batida. Com o tempo de prática, seu corpo irá automaticamente correr nesta cadência e, assim, você poderá evoluir na velocidade executando o movimento da corrida perfeito.

Tente correr descalço
Não precisa correr uma maratona descalço, mas experimente tirar os tênis de corrida uma vez por semana e fazer pequenas distâncias desta forma. A técnica da corrida melhora quase que imediatamente. Sabe por quê?

Grande parte da entrada sensorial que seu cérebro usa para criar o movimento ideal vem de seus pés. Quando corremos descalço, nossos pés pousam de forma mais delicada no chão, além de ficarmos mais conscientes do movimento que o corpo inteiro faz enquanto corre. Faça pequenas distâncias em velocidades moderadas, sempre sob a orientação de um profissional.

 

 

Corra para a frente
Quando corremos nas ruas, o corpo deve estar inclinado um pouco para a frente (na esteira o movimento é para cima, além de não ter atrito). Muita gente “empurra” o peito e a cabeça para a frente, mas fazer isso, segundo Nader, que apresenta essas dicas de treinamento, é menos eficiente do que mover o centro de gravidade do corpo. Quando você consegue alterar esse movimento durante a corrida, é mais fácil correr.

Seu centro de gravidade está perto da área abdominal inferior, alguns centímetros abaixo do umbigo. Enquanto corre e anda, o movimento correto é empurrar essa parte do corpo para a frente, mantendo quadris e ombros alinhados. Para visualizar, imagine que existe um cabo te puxando ligeiramente abaixo do umbigo para a frente.

Abra as passadas
Quando aumenta a velocidade de caminhada ou de corrida, você dá passos mais longos. Porém, se você der passos mais longos para a frente, vai estender demais a perna e fugir do seu centro de gravidade (o que impede que a musculatura trabalhe e faz com que você force mais as articulações). Então, seguindo a linha das nossas dicas de treinamento, o ideal é que você alongue suas passadas para trás.

Isso é mais fácil do que parece: estenda sua perna para trás do seu corpo para impulsionar o chão – isso ajudará a impulsioná-lo para a frente. Seu pé dianteiro deve tocar diretamente abaixo de seu centro.

Para conseguir executar o movimento desta forma, faça o seguinte exercício: caminhe em uma reta. Quando a perna traseira se estender atrás do corpo, mantenha o máximo de tempo possível o seu calcanhar no chão, mantendo o corpo ereto. Dê 30 passos desta forma todas as vezes que você caminhar.

Tire vantagem das subidas
Para finalizar as dicas de treinamento, um conselho rápido. É praticamente impossível dar uma passada muito longa à frente do seu centro de gravidade quando você está correndo em uma subida – e a maioria das pessoas que corre na cadência de 180 passos por minuto acha bem mais fácil subir nessa cadência. Então, aproveite as subidas para melhorar sua forma de correr.

camilabrogliato

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

1 hora ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

1 hora ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago