Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Dicas para a Maratona do Rio

Por Cesar Candido dos Santos

No próximo domingo, dia 28 de junho, a “Cidade Maravilhosa” será palco da Maratona Caixa do Rio de Janeiro, que é considerada por muitos uma das mais belas corridas de rua do planeta. Além do tradicional percurso de 42 km, a prova deste ano também contará com distâncias de 21 km e 6 km, e os organizadores esperam reunir um total de 16 mil participantes.

A largada da maratona está prevista para as 8 horas, na Praça do Pontal. Já o tiro de partida da meia-maratona será dado às 7h30, na Praia do Pepê, e o da Family Run (6 km) às 8h, no Aterro do Flamengo, local de chegada das três disputas.

Sem exagerar no ritmo
Mesmo no inverno, o forte calor deve ser um dos principais desafios dos corredores. Por isso, o treinador Ialzadir Feitoza, da assessoria esportiva Carioca Runners, alerta sobre a importância de dosar o ritmo no início da prova para suportar a parte final da prova.

“Cada um deve correr no seu ritmo, que foi determinado durante os treinamentos. Para isso, é preciso segurar um pouco aquele ímpeto da largada. A parte crítica do percurso é na orla do Leblon e Ipanema, já por volta dos 35 km, quando o corredor sai de uma temperatura confortável e passa a enfrentar forte calor”, orienta o técnico, que também recomenda o uso de alguns artifícios para se proteger do sol.

“Os atletas não podem se esquecer de passar o protetor solar ou utilizar boné. O ideal é optar por vestimentas mais leves, de cores claras, que não absorvem tanto o calor. Os óculos escuros também são importantes, pois em boa parte do percurso os corredores vão enfrentar o sol de frente”, alerta Feitoza.

Retirada de kit e transporte
A entrega dos kits da prova será feita nos dias 25, 26 e 27 de junho, entre as 10h e as 18h, no Centro de Convenções SulAmérica, localizado na Avenida Presidente Vargas, ao lado do prédio da Prefeitura.

No domingo, ônibus para o transporte até o local da largada serão disponibilizados aos corredores no Aterro do Flamengo. As reservas devem ser feitas antecipadamente, e os horários de saída serão: 5h30, 5h35, 5h40, 5h45, 5h50, 5h55 e 6h. Maiores informações no site oficial do evento www.maratonadorio.com.br

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Garanta sua jaqueta do Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!