Categories: Treinamento

É possível correr no dia seguinte da musculação?

"No dia seguinte aos treinos de musculação para os membros inferiores sinto um pouco de dor nas panturrilhas e coxas. Apesar disso, realizo minha corrida normalmente (e, após alguns minutos, elas desaparecem). Minha dúvida é: eu posso correr normalmente na manhã posterior a esses exercícios?", pergunta o leitor Leandro Cavalcante Assunção, do Rio Grande do Sul.

Leandro, quando há mudança na carga, na série de exercícios ou ainda se você está começando a frequentar a academia, é comum que os músculos fiquem doloridos, por conta das microfissuras nesses tecidos — que é o que gera hipertrofia (crescimento muscular). São as chamadas 'dores boas' que, diferente das lesões, não te impedem de realizar outras atividades. Se você consegue correr normalmente após o aquecimento, não há nenhum problema. “Quando você começa a corrida, é normal que a dor passe, devido ao aumento de sangue circulando na região e também por conta da endorfina liberada. Mas fique alerta, esses incômodos podem ser causados também por um erro no treino de corrida”, avalia Paulo Rennó, diretor da assessoria esportiva que leva seu nome. Uma opção para evitar essas dores é diminuir a carga utilizada na musculação ou o número de séries. Para isso, converse sempre com seu treinador, que irá ajustar as cargas de acordo com as suas necessidades.

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

7 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

7 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago