Categories: Treinamento

Evite o esgotamento em uma corrida

Se você se considera preparado para uma corrida de rua, mas sentiu, por exemplo, um cansaço anormal durante o percurso, saiba que algo foi mal planejado. Entre os inúmeros fatores, você pode estar esgotado. Isso mesmo. O esgotamento físico, muitas vezes, está ligado às desordens na alimentação, falta de sono e, em boa parte dos casos, ao estresse físico e mental. Em sua preparação, é essencial dosar a intensidade das atividades e dar importância à recuperação. Esses detalhes estarão relacionados à melhora no desempenho.

Portanto, caso sinta que algo se encontra fora do lugar, tome cuidado, uma vez que a fadiga pode aumentar os riscos de lesão e até mesmo deixar o corpo desprotegido contra doenças. Conheça algumas dicas que podem aplicados durante a preparação, evitar esse problema e, consequentemente, não atrapalhar sua prova.

++VEJA MAIS
>>OVERTRAINING: ERRO QUE PODE CUSTAR (MUITO) CARO

>>ESPECIALISTA: NÃO PREJUDIQUE SEU DESEMPENHO
>>DESCANSE SEM CULPA
>>SAIBA COMO SE LIVRAR DA FADIGA DURANTE OS TREINOS

Recuperação

O descanso ideal para você após determinado estímulo, com certeza, não será idêntico ao dos seus companheiros de treino. Por isso, é preciso estar muito atento às reações do seu corpo e compartilhar todas as impressões com seu treinador, antes de se impor mais um treinamento forte. Essas diferenças são determinadas por fatores genéticos, estilo de vida (como dieta e qualidade do sono), saúde geral, idade (temos a tendência de nos recuperar mais devagar com a idade), sexo (os músculos das mulheres tendem a se recuperar mais lentamente devido a menores níveis de testosterona) e variados fatores de estresse, como trabalho e até relacionamentos. Tudo isso influencia o quão rápido você se recupera e se adapta.

Descanso ativo ou regenerativo 

Para aqueles atletas ligados nos “220 volts”, existem algumas saídas que vão além do sofá e das perninhas para cima. Você pode participar de treinos mais leves, também chamado de regenerativos. Podem ser, por exemplo, a prática de outras modalidades, como natação ou yoga. Faça as de maneira descontraída, para que, do ponto de vista fisiológico, não representem mais um estresse. Essas outras atividades promovem o equilíbrio e não mais a sobrecarga. Ou seja, será muito bem-vinda para o corredor.

Overtraining

Tanto do ponto de vista fisiológico quanto do musculoesquelético é preciso uma recuperação adequada para que o atleta não entre em overtraining. Em geral, o corredor acha que está recuperado por ter uma condição cardiorrespiratória muito boa e um limiar de desconforto muito alto, ignorando a linha tênue que separa esses dois parâmetros. Forçar o ritmo em cima do cansaço gera o acúmulo excessivo de catabólitos (o produto final do trabalho intenso), e esses resíduos requerem tempo para serem removidos. Já a musculatura fadigada perde o controle total de contração, gerando compensações que acabam resultando nas mais diversas lesões.

(Fonte: trecho extraído de matéria publicada na edição 85, em maio de 2010, da revista O2)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

6 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

6 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago