Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Exercícios de equilíbrio

Por Fátima Martin
Consultoria técnica:
Luciane Macias

O equilíbrio é fundamental para o corredor, pois a falta dele pode levar a torções, quedas e lesões musculares durante a prática. Para isso, os exercícios de equilíbrio funcionais focados em movimentos direcionados à prática do esporte podem beneficiar, e muito, o corredor.

Ao incluí-los no seu treinamento de força, você ativa a concentração durante a atividade física. “Eles são elaborados para causar o desequilíbrio premeditado. Assim, os músculos mais profundos são obrigados a reagir rapidamente e de uma só vez. Com o tempo, é possível ganhar equilíbrio”, explicou Rafael Rocamora, treinador e preparador físico da Academia Perform e do Colégio Magno.

O grau de dificuldade dos exercícios de equilíbrio deve evoluir de acordo com a adaptação de cada um. “No início, o corredor deve executar exercícios com os dois pés no chão. Ele deve diminuir o número de superfícies de contato aos poucos, assim como a troca de objetos fixos por instáveis, como o mini-colchão de EVA e o balance disk, que serão adicionados ao exercício quando o equilíbrio do atleta estiver mais centrado. A bola pode ser usada para iniciantes e avançados,” falou Rocamora.

Para executar corretamente os exercícios de equilíbrio, é necessário olhar para um ponto fixo e contrair os músculos abdominais, segundo o treinador e preparador físico: “Aos poucos, você também pode fechar os olhos para aumentar o grau de dificuldade”.

Para ver como executar os exercícios acesse a galeria de fotos “Exercícios de Equilíbrio”. Os exercícios foram executados pelo professor Rafael Rocamora.

Permaneça de 20 segundos a um minuto em cada uma das posições.

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

Clube O2

Garanta sua jaqueta do Clube O2

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!