Hábito muito comum entre os “atletas de academia” é deixar de lado os exercícios aeróbios, logo após o período de malhação. A canseira das horas de treino, e a sensação de tarefa cumprida já são suficientes para que aqueles minutos de esteira, ou de bike, sejam deixados para o dia seguinte. Data essa que nunca chega!

“ae” ou “anae”

O primeiro passo é diferenciar os exercícios aeróbios dos anaeróbios e depois aplica-los ao seu treino.

Os exercícios aeróbios são aqueles que exigem o gasto de um volume maior de oxigênio, por exemplo, em uma corrida de longa distância, a musculatura necessita de uma troca de oxigênio muito maior para promover energia (ATP trifosfato de adenosina), realizando assim uma maior queima de calorias. Os exercícios anaeróbios são aqueles que exigem um volume de oxigênio menor, por exemplo, musculação ou corridas de tiro curto.

A queima de caloria é basicamente a quebra de substratos energéticos onde existe calor (caloria é uma forma de medir o consumo), ou seja, exercícios anaeróbios queimam mais. Os anaeróbios têm como principal função o acelerar o metabolismo.

De acordo com o Personal Trainer Eduardo Gonçalves, formado em Educação física e orientador na Academia B.Sports, os exercícios aeróbios ajudam na queima de gordura complementando o treino de “musculação”. “Após um treino de uma hora de musculação já foram utilizados quase todo o estoque de glicogênio muscular (carboidratos), o próximo substrato energético a ser utilizado é a gordura. Nosso organismo começa a realizar a quebra dessas células gordurosas, que existem em todo o nosso corpo, então o ele utiliza a gordura que estamais perto das musculaturas utilizadas. Por exemplo, uma corrida pós-treino o atleta irá queimar mais (não apenas) as gorduras próximas aos membros inferiores (coxa e pernas)”, explica.

Fins e Meios

Para uma pessoa que busca eliminar aquelas gordurinhas indesejadas os exercícios aeróbios são recomendados em todos os dias de treinamento.

Eduardo utiliza algumas estratégias para motivar seus alunos a sempre praticar essas atividades. “Um dia eu passo uma corrida na esteira, no dia seguinte uma pedalada mais forte, no outro, treinos alternando esteira e bike. O cansaço do dia a dia passa quando o aluno vai para a academia sabendo que o treino dele é motivante e não cai na rotina”.

Para aqueles que acreditam que quanto mais abdominais fizer, mais rápido irá eliminar as gorduras localizadas, Eduardo explica, que os exercícios abdominais fortalecem a musculatura do abdômen, mas se o individuo estiver em uma fase do treino de queima de gordura o nosso organismo irá utilizar a gordura mais próxima do músculo em exercício, ou seja, se estiver fazendo abdominais, queima ajuda sim, mas o treinamento aeróbio é necessário.

 

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

8 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

8 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago