Ganhe alguns minutos em sua corrida

Atualizado em 22 de julho de 2016
Mais em Treinamento

Mudar a estratégia de treino poder render corridas mais velozes. Com a rotina de treinos cada vez mais constante e provas sendo feitas, muda-se o desafio, além de treinos e provas, cruzar a linha de chegada mais rápido é o desejo de muitos que iniciam na corrida. Segundo alguns especialistas, expandir os próprios limites e superar o desempenho são sintomas de que a corrida caiu no gosto do atleta.

Quando começamos praticar o esporte, as chances de diminuir o tempo são maiores. Quanto menos condicionado, mais o atleta pode ser polido, “quanto menos treinado mais treinável é”.  Se o tempo em prova já é bom e o ritmo está próximo ao limite, a redução do tempo será menor.

O treinamento para a redução de tempo começará quando o corredor conseguir completar algumas provas de 10 Km bem, sem muita fadiga muscular e com a freqüência cardíaca dentro dos limites. Pois quando se começa a fazer provas o foco é concluí-las, e cruzar bem a linha de chegada ainda é uma barreira a vencer.

Após essa fase, o corredor deve escolher provas mais longas, como São Silvestre ou meia maratona e melhorar seu tempo nas provas de 10 Km. Na preparação devem ser incorporados aos treinos, treinos de força. Com treinos específicos de força o atleta se torna mais econômico, terá um custo energético menor durante as corridas. Mas, com o objetivo de reduzir tempo torna-se necessário aliar o treino de corrida a outros estímulos.

Os treinos de tiros são os recomendados para isso, pois proporcionam a melhora do tempo e são responsáveis pela melhora do mecanismo de remoção do ácido lático do organismo, o que evitará uma possível fadiga muscular. Com a melhora desse mecanismo o atleta terá uma velocidade maior e qualidade nos treinos.

Os treinos de força não se restringem apenas à musculação, devem também ser incluídos treinos específicos como de transferência de força, exercícios funcionais e de saltos, que irão ajudar a impor uma grande quantidade de carga rapidamente.

Quem já corre com um bom ritmo por quilometro, fez algumas provas e não viu resultado no cronômetro, pode tentar fazer um trabalho especifico, um tipo de polimento, que seria a redução da carga no treinamento que antecede as provas importantes que desejar fazer, com o objetivo de provocar uma supercompensação.

Na prática ocorre uma diminuição na intensidade e manutenção do volume de treino e com algumas inserções de sessões de intensidade com intervalos de 48 a 72 horas. Para que tenha uma preparação adequada, selecione até duas provas alvo no ano e mude a estratégia de treinos nas semanas que antecedem as provas. O resultado pode ser muito satisfatório.