Hidratação no verão

Atualizado em 04 de outubro de 2018
Mais em Treinamento

Hidratação natural é algo necessário em qualquer época do ano, mas no verão é uma obrigação. É comum os corredores treinarem naqueles dias de muito sol e calor e se esquecem de aumentar a ingestão de líquidos, principalmente água. O aconselhável pelos especialistas é no mínimo dois litros e meio de água por dia para qualquer pessoa, num dia comum, de calor ou não. Para os atletas essa ingestão deve ser maior ainda, de acordo com o peso e tipo físico da pessoa e com o tempo e tipo de treinamento dela.

“O ideal é chegar muito bem hidratado pra atividade, você deve garantir que sejam consumidos ao menos 500 ml de água uns quarenta minutos antes do treino, mas não de uma vez. A correta hidratação também deve ser feita ao longo dele, de acordo com a necessidade e com o calor. Passou de 90 minutos e ainda está em local aberto e com muito sol? Bebidas isotônicas podem ser uma boa saída”, afirma a nutricionista esportiva Priscila Di Ciero. “Após o treino beba mais 350 à 500 ml de água, logo que terminar e, claro, faça sua refeição o quanto antes para garantir que seu estoque de glicogênio seja reposto com mais eficiência.”

Além da água, a hidratação poder ser feita com a ajuda de bebidas energéticas ou isotônicas, sucos e frutas ricas em água. Mas nunca deixando de lado uma boa água fresca. “Beber água em maiores quantidades no decorrer do dia e líquidos que também possam repor os sais minerais, como os isotônicos. Sucos e frutas são fundamentais, frutas com bastante líquido como a melancia, melão, laranja, mexericas e uvas. Leite, chás, bebidas isotônicas e até mesmo refrigerantes, que neste caso repõe também os carboidratos perdidos, e até sopas caseiras, também auxiliam na hidratação”, conta Adriano Bastos, diretor técnico da Adriano Bastos Treinamento Esportivo.

Dicas

Para manter-se hidratado em seus treinamentos nessa época, além de ingerir muito líquido, principalmente água, antes, durante e depois da sua corrida, você não pode se esquecer da alimentação. “As pessoas devem manter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes, que além de ricos em água, são ricos em sais minerais importantes como o potássio”, explica a nutricionista Renata Rodrigues de Oliveira, que completa. “Portanto, antes e depois dos treinos é importante usar sucos de fruta, picolés de frutas, saladas e água, muita água. Durante os treinos, só será necessário usar bebidas isotônicas se a duração for maior que 90 minutos. Menos do que isso, somente a água já é suficiente, pois ela consegue repor a quantidade perdida no suor”.

Outros cuidados que todo corredor deve tomar em reação a hidratação no verão são os limites do corpo. Algumas pessoas não se dão muito bem num treino pesado no calor e acabam não se acostumando a correr nesses dias quentes. Andar sempre com uma garrafa com água, de preferência térmica ou com água fresca, é o ideal para matar a sede. Além de frutas ricas em água ou bebidas isotônicas, que podem ser trazidas de casa ou adquiridas em qualquer supermercado.

E também não se esqueça do boné ou chapéu e óculos escuros para se proteger do sol. As roupas bem leves e arejadas, também são uma boa pedida, assim você não atrapalha seu organismo a eliminar os líquidos necessários e garante seus bons resultados nos treinos.

Água em excesso

“Tomar água nunca é demais”, é o que dizem, mas existe a possibilidade de excesso de ingestão de água. “Existe sim, a possibilidade de beber água demais fazer mal, mas isso é raro e acontece com mais frequência quando se associa a alguma medicação”, explica a nutricionista Priscila. O treinador Bastos completa, “Tudo que é em excesso faz mal, assim como não ingerir a quantidade suficiente de líquidos prejudica o organismo, beber água em excesso poder fazer mal também.”

Mesmo assim Renata esclarece o porquê isso é raro. “É bem difícil de acontecer isso pelo fato de que eliminamos os líquidos do corpo pelo suor,e nos treinamentos os atletas geralmente suam bastante, eliminando assim a água ingerida, se no caso foi em excesso”, afirma Renata.

 

Por Fernanda Silva