Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

Meia Maratona Internacional de São Paulo: melhores locais para se preparar


A Meia Maratona Internacional da Cidade de São Paulo é uma das provas mais tradicionais do calendário de corrida de rua do Brasil, e a sua 20ª edição está marcada para o dia 14 de abril de 2019. A capital pode não parecer, em um primeiro momento, convidativa mas há ótimos lugares para correr em São Paulo e se preparar para a prova.

A Meia Internacional de São Paulo é um evento que conta com três distâncias: os tradicionais 21 km, 14 km, e 7 km. Assim, atletas de todos os níveis podem participar da prova e comemorar o 20º aniversário da corrida na maior cidade do Brasil.

Um dos fatores importantes na hora de escolher o local para treinar, além da localização, é justamente a distância escolhida para a prova. Espaços menores servem bem aos atletas que querem correr distâncias mais curtas. Outros, no entanto, atendem quem tem treinos longos pela frente na fase de de preparação.

Melhores lugares para correr em São Paulo e se preparar para a Meia Internacional

Todas as distâncias: 21 km, 14 km e 7 km

Alguns lugares na cidade de São Paulo são queridinhos por quem gosta de correr por oferecerem estrutura adequada de treino para atletas de todos os níveis e objetivos. Entre eles estão o Parque Ibirapuera, o Parque Villa Lobos e a Cidade Universitária (USP).

Parque Ibirapuera

Um dos cartões-postais de São Paulo, o Parque Ibirapuera é local de treinos de muitos atletas da cidade. Ele tem trechos asfaltados planos, de subida e descida — como a famosa Volta do Lago de aproximadamente 3 km. Quem se prepara para provas mais longas geralmente recorre à Volta da Grade, uma trilha de terra que percorre os 6 km do entorno do parque.

Meia Maratona Internacional de São Paulo: melhores locais para se preparar
Pessoas se exercitando no Parque do Ibirapuera (Foto: Shutterstock)

É possível alongar o treino correndo em locais no miolo do Ibira, como a pista de cooper de 1.5 km, a Praça da Paz de 1 km ou treinar na íngreme subida de 30 m da Bienal.

O ambiente é bastante arborizado e fresco. No início da manhã ou no fim da tarde, costuma ser bem movimentado. Além disso, possui muitas quadras poliesportivas e uma ciclovia.

O Parque Ibirapuera localiza-se na zona sul da capital paulista. Ele possui estacionamento para automóveis, mas também é possível chegar ao Ibira através das linhas de ônibus ou estações de metrô não muito distantes.

Vista aérea do Parque do Ibirapuera (Foto: Shutterstock)

Parque Villa-Lobos

Localizado na Zona Oeste, o Parque Villa-Lobos é praticamente plano e bem espaçoso, além de oferecer variedade de locais para correr. São três pistas de cooper: a azul tem 2.15 km, a vermelha 1.7 km e a amarela 700 m.

Meia Maratona Internacional de São Paulo: melhores locais para se preparar
Vista Aérea do Parque Villa Lobos (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Além disso, até as 9h é permitido que corredores façam uso da ciclovia de 3.5 km. Após esse horário, corredores costumam utilizar o caminho de grama ao lado do trajeto, devido ao grande volume de bicicletas.

Para treinos mais longos, é possível mesclar trechos e até utilizar o caminho do canteiro na rua de acesso ao Villa-Lobos.

O Parque Villa-Lobos localiza-se na Zona Oeste da cidade de São Paulo, próximo à estação Villa-Lobos – Jaguaré, que integra a Linha 9 – Esmeralda da CPTM, o serviço de trens do estado. Além disso, existe a opção de fazer uso do estacionamento do parque, pago.

Meia Maratona Internacional de São Paulo: melhores locais para se preparar
Pessoas caminhando pelo Parque Villa-Lobos (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Cidade Universitária – USP

A Cidade Universitária é uma das mecas do treinamento de corrida em São Paulo, especialmente aos sábados e nas primeiras horas da manhã dos dias de semana.

Meia Maratona Internacional de São Paulo: melhores locais para se preparar
Calçada da Cidade Universitária USP (Foto: Divulgação/Universidade de São Paulo)

Existem diversos percursos para se fazer dentro da USP. A maior parte deles tem a raia olímpica como ponto inicial. Partindo dela, é possível seguir as sinalizações próximas e realizar treinos de 5 ou 6 km.

Porém, para quem vai correr as maiores distâncias da Meia Maratona Internacional de São Paulo, é mais indicado o trajeto mais longo que se inicia paralelamente à raia e passa pelos prédios da Poli, IPT, HU, Odonto, Química e CPEUSP, assim totalizando 9 km de trechos planos e de subida.

Quem desejar um trajeto plano de 7.5 km, pode partir da raia e passar pela Poli, IPT, FEA e CPEUSP.

O ambiente conta com muitas árvores, calçadas largas e ruas asfaltadas. Por isso, é comum encontrar dezenas de pessoas treinando corrida e ciclismo pela Cidade Universitária.

Aos domingos e feriados, apenas quem possui a carteirinha de estudante da instituição pode entrar no local.

A Cidade Universitária está localizada a pouco mais de 1 km da estação Butantã da Via Quatro Amarela. É possível ir andando ou pegar um ônibus no terminal.

Vista aérea da Cidade Universitária (Foto: Divulgação/USP)

Inscreva-se na Meia Maratona Internacional da Cidadede São Paulo

Melhores lugares para treinar para 14 km e 7 km

Parque Alfredo Volpi

O Parque Alfredo Volpi não oferece um local de treino extenso, mas corredores de distâncias mais longas costumam apostar em treinos lá por conta da dificuldade.

O bosque e a trilha possuem predominantemente trechos íngremes de subida, totalizando cerca de 2 km de trajeto. Além disso, possui uma pista de cooper de 1.5 km.

Trilha do Parque Alfredo Volpi (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)

O ambiente se destaca por ser bem cuidado, abrigar três lagos — que são alimentados por uma nascente natural –, além de possuir uma grande variedade de árvores e animais vivendo ali.

O Parque Alfredo Volpi localiza-se na região do Morumbi a cerca de 3,5 km da estação São Paulo – Morumbi. O local conta com estacionamento gratuito.

Rua e calçada do Parque Alfredo Volpi (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)

Horto Florestal

O Horto Florestal localiza-se na Zona Norte da capital paulista, próximo à região do bairro de Santana, e permite um treino de corrida em um ambiente arborizado e fresco, em meio a lagos, muitas árvores e áreas de lazer.

Trecho propício para corrida ao lado do lago do Horto Florestal (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

O percurso do Horto Florestal não é muito grande, mas quem busca um desafio maior pode emendar a corrida no parque com a famosa e desafiadora subida da Pedra Grande.

Pai e filho observando animais no lago do Horto Florestal (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Parque Ecológico do Tietê

O Parque Ecológico do Tietê é mantido pela Sabesp, e conta com uma pista de terra batida, em torno de um lago, com aproximadamente 5 km. O ambiente é bastante arborizado e fresco.

Meia Maratona Internacional de São Paulo: melhores locais para se preparar
Lago do Parque Ecológico do Tietê (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Localizado na Zona Leste de São Paulo, fica próximo à estação Engenheiro Goulart, das linhas 12 – Safira e 13 – Jade da CPTM.

Pessoas se exercitando na pista do Parque Ecológico do Tietê (Foto: Divulgação)

Parque Espaço Verde Chico Mendes

O Parque Espaço Verde Chico Mendes localiza-se no município de São Caetano do Sul, vizinho a São Paulo, e é um dos melhores lugares para correr para quem mora na região do ABCD.

Existem quatro percursos principais no parque, todos asfaltados, espaçosos e sinalizados através de placas, além de possuir trechos planos e íngremes. O maior tem 1.6 km. Os demais possuem 1.1 km, 840 m e 570 m.

O ambiente é bastante arborizado e fresco, o parque possui lagos e diversas áreas de lazer.

Ponte e pista do Parque Espaço Verde Chico Mendes (Foto: Divulgação)

O local fica a cerca de 3.5 km da estação São Caetano do Sul – Prefeito Walter Braido da linha 10 – Turquesa. Porém, é possível fazer uso das linhas de ônibus ou do estacionamento existente no parque.

Árvores e trecho da pista do Parque Espaço Verde Chico Mendes (Foto: Divulgação)
Leia mais

Meta para 2019: correr a Meia Maratona Internacional de São Paulo

Prepare-se para as três distâncias da Meia Maratona Internacional de São Paulo

Meia Maratona Internacional de São Paulo: data, inscrições e estrutura

Avenida Sumaré

Uma das principais vias de ligação de São Paulo, a Avenida Sumaré é muito procurada por corredores, que dividem a ciclovia compartilhada do canteiro central com as bicicletas.

O percurso é bastante urbano, mas dispõe de árvores. Com aproximadamente 3.8 km de extensão, exige preparo físico já que o relevo é bastante irregular.

Aos domingos e feriados, o tráfego de veículos é suspenso das 10h às 17h, em um curto trecho de um dos sentidos da via.

Pessoas se exercitando na Avenida Sumaré (Foto: Divulgação)

Melhores lugares para treinar para os 7 km da Meia Internacional de São Paulo

Algumas avenidas e parques menores são propícios para os treinos de quem pretende participar da menor distância da Meia Maratona Internacional de São Paulo, pois possuem pistas entre 800 m e 3.5 km.

Avenida Braz Leme

A Avenida Braz Leme, localizada próxima ao metrô Santana, na zona norte da cidade, conta com um percurso plano com cerca de 3.5 km. O trajeto é bastante urbano, mas durante a corrida você passará por árvores e pequenas praças com aparelhos de ginástica.

Trecho do percurso e ciclovia da Av. Braz Leme (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)

Parque do Trote

Localizado na Vila Guilherme, também na Zona Norte da cidade, o Parque do Trote é de fácil acesso via linhas de ônibus e também possui um estacionamento.

Pista e jardim do Parque do Trote (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

A pista principal do local é plana e de terra e areia batida com cerca de 800 m em torno de um jardim florido. Mas é possível correr nos caminhos que adentram o jardim para alongar o percurso.

Vista aérea do Parque do Trote (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Parque do Piqueri

A principal pista de cooper do Parque do Piqueri tem 1.2 km de extensão e conta com trechos planos e de subida. Mas é possível explorar rotas alternativas dentro do parque para aumentar a quilometragem.

Meia Maratona Internacional de São Paulo: melhores locais para se preparar
Pista de terra do Parque do Piqueri (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

O ambiente é bastante arborizado, fresco e rico em vegetação, além de possuir um lago com animais. A pista é de terra batida e, aos fins de semana, recebe muitas pessoas que caminham, correm ou pedalam.

Meia Maratona Internacional de São Paulo: melhores locais para se preparar
Pista de terra e vegetação do Parque do Piqueri (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

O Parque do Piqueri se localiza na Zona Leste de São Paulo, a aproximadamente 1.5 km do metrô Tatuapé. Mas, também possui estacionamento e linhas de ônibus que passam próximo ao local.

Parque Ceret

O Parque Ceret tem como principal espaço de corrida um trecho de 2 km, mas existem outros dois trajetos com as distâncias de 1.5 km e 800 m. Mas o diferencial é a existência da pista de atletismo de 400 m próxima ao campo de futebol, indicada para intervalados

Meia Maratona Internacional de São Paulo: melhores locais para se preparar
Pista do Parque CERET (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)

O Parque CERET se localiza na Vila Formosa, Zona Leste da cidade. A estação Carrão, da linha vermelha, é a mais próxima e está a 2.3 km de distância do local.

Meia Maratona Internacional de São Paulo: melhores locais para se preparar
Pessoas correndo no Parque CERET (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)

Parque do Carmo

No Parque do Carmo, localizada na Zona Leste, é possível correr em diversos percursos. O trecho com chão misto de terra e asfalto possui 2.2 km, já o piso totalmente asfaltado tem 1.6 km. Também é possível realizar treinos intervalados na pista de atletismo de 400 m de extensão.

Meia Maratona Internacional de São Paulo: melhores locais para se preparar
Lago e pista de terra do Parque do Carmo (Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo)

Segundo Governo de São Paulo, o ambiente conta com cerca de 6 mil árvores, lagos naturais e diversas espécies de animais, além de aparelhos de ginástica, quadras poliesportivas, churrasqueira, ciclovia e campos de futebol.

O Parque do Carmo está no bairro de Itaquera, na zona leste de São Paulo. A estação de mesmo nome está a 6 km do local.

Meia Maratona Internacional de São Paulo: melhores locais para se preparar
Pista e lago do Parque do Carmo (Foto: Divulgação/Governo de São Paulo)

Calendário

Encontre um evento de corrida perto de você!

excluir cat: nao, desativa sempre post: nao, ativa sempre post: nao
Compartilhe por email!