Treinamento

Benefícios de treinar embaixo d’água

O atletismo, pai de todos os esportes, é praticado em sua maioria no asfalto. Mas muitos profissionais de saúde de elite recorrem a uma técnica para recuperar seus atletas que acabam sofrendo grande desgaste muscular: treinar embaixo d’água.

O espaço de treinamento é fundamental para o atleta. A água, como ambiente para se preparar e recuperar é o melhor cenário possível. Assim explica o doutor Wingyen Mac d0 Centro Médico Especializado OSI. “Certamente a água é um meio ótimo. É espetacular para reabilitação. Nos dá como benefício o fortalecimento muscular sem estar exposto as lesões”.

Segundo o especialista, uma sessão de 10 minutos em uma piscina se compara a fazer uma hora de exercícios fora dela. O ponto mais importante de treinar embaixo d’água é a exclusão do impacto. Ao não estar em contato com o asfalto, mas sim com a água, nossos ossos e articulações não sofrem nenhum tipo de risco. “A resistência presente na água exige mais do músculo”, diz.

Outro ponto favorável é o trabalho de todo o corpo em um mesmo movimento. Ao ter a água acima dos ombros o organismo inteiro trabalha simultaneamente, o que faz com que todos os músculos do corpo se exercitem de maneira equilibrada.

O ideal é alternar os treinamentos para que o corpo se mantenha constantemente em funcionamento e assim não se acostume a esse cenário. O recomendado, aponta o especialista, é treinar embaixo d’água por dois dias para cada um no asfalto.  Faça sessões de 40 a 50 minutos na piscina e o seu tempo habitual em solo firme.

Não se esqueça de aquecer, isso é vital. É igual no asfalto, sessões de 5 a 10 minutos de treinamentos prévios antes do exercício principal. Ao fim do treino na piscina, aproveite para nadar um pouco.

Esta matéria foi publicada no site Activo Perú

 

 

 

Pedro Cunacia

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago