Notícias

Valerie Voboril: atleta que treina uma hora por dia e estará no Games 2017

Valerie Voboril é professora, esposa, mãe e atleta. Divide sua vida entre as ocupações profissionais, o bem-estar da sua família e o cuidado com o seu corpo. Entre tudo isso, 60 minutos por dia foram suficientes para voltar ao CrossFit Games.

Aos 38 anos, a atleta veterana se classificou pela sexta vez em sua carreira. Primeiro, garantiu vaga online entre as atletas da nova categoria master entre 35 e 39 anos. Depois disso, participou o Regional da Califórnia, foi quarta colocada e estará entre as 40 mulheres da categoria principal aos 38 anos.

Professora do jardim da infância, Valerie Voboril se descreve como uma mulher “com objetivos”, mas garante que a competitividade não faz mas parte deles. Muito vitoriosa no passado, atualmente só treina para “desfrutar da recompensa do trabalho duro e ter metas para seguir trabalhando”.

 

 

Sua carreira no crossfit começou em 2009 quando o torneio ainda acontecia no rancho de Dave Castro, hoje diretor da organização. Em 2010, quando o torneio deu um grande salto e foi para Los Angeles, Valerie partiu para sua segunda experiência no CrossFit Games. No auge da sua condição física, atingiu o terceiro lugar naquele ano.

Quando conseguiu se firmar entre as melhores da modalidade e muito provavelmente brigaria pelo título, a atleta recebeu uma notícia que mudaria sua vida para melhor. Ela ficaria fora do CrossFit Games 2011 pois se tornaria mãe.

Um ano depois, Valerie já voltava em alto nível. Aos 33 anos, superou Camille Leblanc e Katrin Davidsdottir e finalizou o Games de 2012 na quinta colocação. Em 2013 e 2014 repetiu suas sequência de colocações, sendo 3ª e 5ª colocada respectivamente.

Em 2015 passou a treinar 60 minutos por dia em sua casa, sozinha e sem coach, mas perto de sua família. “Tenho certeza que a família sempre virá primeiro”, afirmou. Naquele ano, voltou a ficar fora do CrossFit Games. Em 2017, com o anuncio de Dave Castro sobre a nova categoria master entre 35 e 39 anos, a possibilidade de estar no Games estava de volta.

Aos 38 anos, foi a terceira atleta a nível mundial no Open, realizou os quatro WODs da classificatória online e se garantiu entre as 20 melhores da categoria. Nos Regionais, brigou de igual para igual e superou atletas mais novas, se garantindo na categoria principal depois de dois anos de ausência.

Texto adaptado de do portal 21quince9.

Rodolfo Gaioto

Share
Published by
Rodolfo Gaioto

Recent Posts

MOV

1 hora ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

1 hora ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago