Treinamento

5 hábitos para uma boa recuperação pós-treino

Treinar mais para evoluir mais é o melhor caminho? Nem sempre. Alguns hábitos de recuperação pós-treino e de descanso são importantes para manter o corpo e a musculatura em boas condições.

Todo aluno ou atleta de crossfit sabe o quanto a prática exige da capacidade física devido aos treinos de alta intensidade. Para aqueles mais “viciados”, os treinos diários e longos podem trazer mais do que a exaustão, como também pequenas lesões e desconfortos.

Algumas práticas simples, se adicionadas à rotina de treinamento, podem não só colaborar com o processo de evolução no crossfit como também na recuperação do corpo. Veja bons hábitos pós-treinos:

  • HIDRATAÇÃO
    Manter o corpo hidratado não é tarefa a ser cumprida apenas durante o treinamento. Sabendo que a desidratação pode acontecer (por diversos fatores) e que o corpo humano é formado em sua maior parte por água, é necessário repor o que foi perdido. Para treinos curtos, água é o suficiente, enquanto em WODs mais longos, bebidas isotônicas também são recomendadas.
  • BOA ALIMENTAÇÃO
    Recupere as energias e alimente seu corpo. Mesmo em WODs curtos e simples, alguns músculos são muito exigidos e, por isso, é necessário e muito importante abastecer e repor o que foi gasto durante os treinos. Alimente-se bem e, se for o caso, consulte um especialista.

 

 

  • ALONGAMENTO E MOBILIDADE
    Exercícios de mobilidade e alongamentos são grandes aliados para quem pratica atividade física, pois auxiliam no relaxamento e na “soltura” dos músculos. Exercícios leves auxiliam na oxigenação e, consequentemente, na recuperação muscular. Por isso, vale ressaltar que devem ser feitos de forma moderada, já que você acabou de exigir o máximo do seu corpo durante o treino.
  • CUIDADOS COM O CORPO
    Perceba suas dores e fraquezas pós-treino e trabalhe em sua recuperação. Bons exemplos no crossfit são os famosos rolinhos e bolinhas. Massagear as áreas mais doloridas reduz possíveis inflamações causadas pelo desgaste muscular. Outro velho aliado é o gelo. Alguns minutos de crioterapia auxiliam na recuperação muscular e seu efeito analgésico diminui a dor após as atividades físicas.

  • DIA DE DESCANSO
    Dormir oito horas diariamente é o considerado ideal, mas nem sempre é o suficiente. A CrossFit divulga todos os dias em seu site oficial e redes sociais treinos para serem praticados, mas é comum em alguns dias da semana você se deparar com um “rest day” (dia de descanso). Dê uma folga para o seu corpo e libere o estresse causado pelos treinos sucessivos.
Rodolfo Gaioto

Share
Published by
Rodolfo Gaioto

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

1 hora ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

1 hora ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago