Categories: Treinamento

O que é uma corrida de obstáculos?

Você já se imaginou tendo de ultrapassar uma teia de aranha, ou precisando passar por uma travessia suspensa, ou até mesmo se vendo obrigado a escalar uma montanha de pneus? Essas são apenas algumas das situações encontradas em uma corrida de obstáculos. E desafio e superação são as palavras de ordem aqui.

Conhecida também como Black Trunk, a prova é inspirada em exercícios militares e é certeza de diversão para os participantes. Isso porque ela conta com paradas onde você precisa rastejar sobre arame farpado, correr entre labaredas, cruzar barreiras de água com a ajuda de uma corda ou a pé e escalar paredes, entre alguns dos desafios. As barreiras são desenvolvidas pensando no tipo de terreno do local e na distância que será percorrida. Mas o objetivo é sempre o mesmo: promover a superação individual diante dos desafios propostos seja na água, na terra, na grama ou no asfalto.

A ideia surgiu a partir de provas realizadas em países da América do Norte, Europa e Oceania. E por ter obstáculos calculados para cada percurso é uma corrida que envolve emoção e adrenalina. Ela se caracteriza por sua inovação a cada edição. Você nunca vai encontrar uma prova igual à outra.

O público que participa dos eventos é bem variado. Você vai encontrar por lá desde atletas de corrida de rua até praticantes de corrida de aventura. E os níveis de dificuldade variam entre fácil, médio e difícil. O primeiro nível tem 5 km e 15 obstáculos. O segundo tem 10 km e 20 barreiras, enquanto que no terceiro nível o participante percorre 21 km e passa por 25 obstáculos.

O fôlego e a energia devem estar a mil, pois caso você não consiga ultrapassar alguma das barreiras encontradas no meio do percurso, sofrerá com penalidades, que podem ser de acréscimo de tempo ao final da prova ou à obrigação de ter de passar por um obstáculo novamente.
Apesar da estrutura diferente, um ponto continua igual às corridas de rua: a empolgação dos competidores. O interessante, aliás, é que os corredores se unem para ajudar outros participantes a ultrapassar as barreiras. Porém, iniciantes e mulheres acabam tendo um pouco mais de dificuldade neste tipo de prova, devido ao tipo de terreno e por conta dos obstáculos mais difíceis.

(Fontes: Fabiano Braun de Moraes, diretor técnico da Assessoria Esportiva Floripa Runners e presidente da Associação de Treinadores de Corrida de Santa Catarina (ATC/SC), e Maurício Fragata, organizador da Xtreme Race no Brasil)

Redação

O Ativo é o maior portal de eventos esportivos e esportes participativos do Brasil! Aqui você encontra tudo sobre corrida, bike e cross training, natação, triathlon e mais!

Share
Published by
Redação

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

5 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

5 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago