Treino de Elite

Rumo ao CrossFit Games 2018: Guilherme Malheiros

A promessa que está se tornando realidade. Não há maneira melhor para descrever Guilherme Malheiros, que aos 17 anos já carrega a responsabilidade de ser o primeiro e único brasileiro a ter conquistado uma medalha no CrossFit Games.

Mas aparentemente o jovem não sente a pressão. “Consegui me destacar em muitos campeonatos mas não me sinto pressionado, é só continuar fazendo o que eu faço”. E faz bem. Em 2017, além da medalha de prata entre adolescentes de 16 e 17 anos no mundial da modalidade, foi campeão do TCB também na categorias jovens e fechou o ano com um pódio entre os atletas de elite no Monstar Series do Rio, na categoria adulta.

Agora com 18, Guilherme Malheiros é adulto não só na idade mas também em sua categoria oficial. Com o cuidado de pedir que não seja compreendido como arrogante, ele se mostra sempre positivo e garante que ainda vai dar muito orgulho para o Brasil – e muito trabalho para os considerados favoritos. Em parceria com a Reebok, veja a entrevista do atleta que vai “Rumo ao CrossFit Games 2018”.

 

 

WOD News: Fale sobre essa novidade dos Regionals para os atletas da América Latina. O que você achou?

Guilherme Malheiros: Eu acho bom, a chance é maior para um atleta da América Latina ir para o Games. Para um brasileiro eu não sei, mas sim pra todos os atletas desse novo Regional.  Aumentaram as chances dos brasileiros irem para os regionais e eu irei.

E a partir de agora você é oficialmente adulto e competirá com esses atletas. Como vem se sentindo e o que muda na sua preparação?

Eu sempre competi com os adultos e sempre consegui me destacar, competi de igual pra igual, então não muda muita coisa. Muda um pouco o treino porque estou competindo também com atletas dos EUA, é um desafio a mais, mas nada impossível. Tenho que me puxar um pouquinho nos treinos.

Qual a sua avaliação do seu ano de 2017? Você se sente pressionado pra manter os bons resultados em 2018?

Minha avaliação pra 2017 é muito boa porque consegui me destacar em muitos campeonatos, consegui representar o Brasil como deveria ser representado. Não me sinto nem um pouco pressionado, é só continuar fazendo o que eu faço que eu tenho certeza que meus resultados serão bons.

O foco do seu treino está somente em Open, Regionais e Games ou se prepara também pras outras competições que você participa?

Meu foco é totalmente virado para o Open. Acordo e durmo pensando em Open e Games, o Regional é o meio do caminho. Toda a preparação é pra isso. Treino de duas a três vezes por dia com uma hora e meia cada sessão.

E atualmente qual o foco do seu treino? Tem algum ponto fraco que você quer melhorar?

Hoje meu treino está mais focado na minha capacidade aeróbica, que a gente chama de cardio, resistência cardiovascular. É isso que eu penso que eu preciso melhorar pra ter um bom rendimento no Open e bater de frente com esses caras.

Quem faz o suporte do Guilherme Malheiros para ele ser esse atleta de destaque que todos conhecem?

Tenho toda uma equipe de médico, farmácia, coach de mindset que é o meu pai, nutricionista, além dos coaches que preparam minhas planilhas e meus treinos.

Nesse ano Marcelo Bruno e Anderon foram os melhores latinos nos Regionais e são colocados como favoritos. Você promete dar trabalho pra esses caras?

Se falam só desses dois é porque não me conhecem ainda (risos). Podem ter certeza que eu vou dar trabalho pra esses caras. Pra ser melhor do que eles é só questão de tempo. Não sou arrogante, é meu mindset de campeão que me faz pensar assim. Vou mentalizar e focar em tudo que eu falei que com certeza vai virar realidade em pouco tempo.

Rodolfo Gaioto

Share
Published by
Rodolfo Gaioto

Recent Posts

MOV

57 minutos ago

Eco SP

57 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago