Experts

Faça seu planejamento para 2017 desde já!

Está chegando o final da temporada 2016 e, com ele, aquela preguiça de treinar, de manter a rotina, de cuidar da alimentação, dos treinos complementares e de outras atividades relacionadas ao desempenho com as quais nos preocupamos o ano inteiro. Devido à grande quantidade de compromissos e confraternizações, à diminuição da vontade de participar de provas e ao aumento do calor, é normal a qualquer atleta dar aquela relaxada, principalmente na disciplina relativa aos treinos e à alimentação, antecipando as festas de Natal e Ano-Novo — e, para muitos, as férias de janeiro.

A maioria dos atletas acaba planejando suas férias para o período entre a véspera do Natal e o início do ano, entre os dias 20 de dezembro e 10 de janeiro, pois preferem usar esse momento para relaxar a cabeça dos treinos, recarregar as energias e começar 2017 com força total.

Mas saiba que, além do relaxamento, esse período transitório é, também, de grande importância para a evolução do atleta a fim de ascender de um patamar de performance para outro. Por isso, mesmo com esse “relaxamento” temporário, não devemos abandonar totalmente os treinos nessa época, mas sim manter treinamentos leves.

 

 

 
Mas como fazer, afinal, um bom planejamento transitório entre o fim de 2016 e o início de 2017? Para começar, o corredor pode realizar três corridas semanais, em ritmo leve, com duração entre 30 e 45 minutos, intercalando os dias para que não perca contato totalmente com a mecânica e a técnica de corrida, nem o condicionamento mínimo. Escolher algum desses dias para fazer trabalhos intervalados leves também é boa pedida para manter a performance.

É permitido, ainda, praticar outras modalidades esportivas, que normalmente ficam de lado durante o ano a fim de não prejudicarem a rotina dos treinos de corrida, como futebol, tênis, surfe etc. Trabalhos musculares ao ar livre, como séries de exercícios funcionais, intercalados com pequenas corridas (sempre mais leves), fazendo um treino circuitado combinado, também podem ser uma ótima variação para esse período de relaxamento.

Acredito que o maior desafio durante a transição entre as temporadas é, na realidade, o de deixar a rotina de lado, tirando a obrigatoriedade dos treinos e da dieta com a qual estamos acostumados. Como nossa temporada é muito extensa no Brasil, o período de festas fica sendo o ideal para relaxar, se recuperar e começar o ano com força total, energias recarregadas e pronto para novos desafios.

Por fim, tenha em mente que esta é a hora ideal para fazer a resenha esportiva do ano que está se encerrando, avaliar suas performances como um todo e aproveitar essas informações para subir mais um patamar no ano que está chegando. Pense em 2017 já!

 

Marcello Butenas

Marcello Butenas é treinador de triathlon e de corrida desde 1990 e é diretor técnico da Butenas Assessoria Esportiva. Como atleta foi vice-campeão brasileiro de triathlon em 1991, tetra-campeão paulista em 1992, 1993, 1995 e 1996 e participou de Ironmans no Havaí em 1992, 1995 e 1996, no Brasil, em 2002 e 2007, e na Alemanha, em 2012, com recorde pessoal de 9h24min. É colunista da revista O2.

Share
Published by
Marcello Butenas

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago