Categories: Experts

Álcool e exercícios físicos

O exercício físico regular é um importante elemento na prevenção do risco de doenças crônico-degenerativas, tais como: a hipertensão arterial, o diabetes, o câncer, as doenças cardiovasculares, a obesidade, a osteoporose e a depressão. Segundo o Colégio Americano de Medicina do Esporte (www.acsm.org), a prática de exercícios físicos não deve estar associada ao uso de bebidas alcoólicas.

Muito utilizado por atletas e praticantes de diferentes modalidades esportivas, o álcool está na lista de substâncias proibidas pelo Código Mundial Antidopagem em algumas modalidades esportivas. O seu uso excessivo é um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A substância afeta o desempenho físico de praticantes e atletas, bem como promove o impacto negativo na fase de recuperação dos exercícios físicos periodizados e de competições.

Estudos experimentais comprovam efeitos agudos e crônicos na relação álcool e exercícios físicos. No primeiro caso, um dos principais efeitos prejudiciais consiste na redução da capacidade do músculo em captar glicose, importante fonte energética, o que também compromete a metabolização e oxidação das gorduras. Observa-se também diminuição de força, tempo de reação, velocidade, capacidade cardiorrespiratória, equilíbrio e desidratação.

No segundo caso, o do consumo crônico, há redução no desempenho esportivo, na medida em que órgãos de importantes sistemas diminuem sua capacidade fisiológica, especialmente o fígado, o coração e o encéfalo. Pode-se observar, também, prejuízos no aparelho locomotor (ossos, músculos e articulações), com redução progressiva e significativa da massa muscular e óssea. Portanto, nesses indivíduos, é maior o risco de complicação clínica, quando as atividades esportivas são feitas com cargas de treinamento mais elevadas.

Assim, diante das pesquisas, o exercício físico planejado, sistematizado e controlado tem apresentado muitos benefícios à saúde dos indivíduos e não há dúvidas que o consumo de bebidas alcoólicas é bastante prejudicial ao desporto e pode levar a níveis de desempenho inferiores.

(Fonte: EL-SAYED, M. S.; ALI, N.; EL-SAYED ALI, Z. Interaction between alcohol and exercise: physiological and haematological implications. Sport Med 35(3): 257-69, 2005.)

Raul Santo

Professor, pesquisador e consultor em fisiologia e ciência da saúde, Raul Santo de Oliveira é graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Aperfeiçoamento em Treinamento Desportivo de Alto Nível pela Russian State Academy of Physical Education - Institute of Physical Culture of Moscow. Especialista, Mestre e Doutor pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade São Judas Tadeu.

Share
Published by
Raul Santo

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

5 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

5 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago