Experts

Atividades complementares: invista para correr melhor

Muitos corredores não gostam de atividades complementares. A alegação é que falta tempo. Muitos preferem focar somente nos treinos específicos de corrida, e acabam negligenciando a importância dessas atividades.

O resultado ideal pode ser atingido com a combinação de dois tipos de atividades complementares: o estímulo muscular propriamente dito, por meio da musculação e do treinamento funcional, e a melhora do alongamento e da flexibilidade utilizando o pilates, sessões específicas de alongamento ou até a prática de yoga.

O ideal é avaliar suas necessidades, deficiências e, claro, o interesse pessoal pelas diferentes atividades para escolher o que fazer. Treinadores que atuam especificamente nos trabalhos complementares tendem a puxar o corredor para a sua especialidade, o que muitas vezes pode não ser o bastante. A musculação em hipótese alguma pode ser preterida em função de outro trabalho complementar de estímulo muscular.

 

 

O treinamento funcional é outra atividade que serve de complemento e variação ao treinamento muscular. Entretanto, deve ser muitíssimo bem planejado, com exercícios que realmente auxiliem a biomecânica da corrida de cada atleta.

Apesar da grande oferta de modalidades à disposição do corredor, é preciso entender a diferença entre treino complementar e concorrente. Um exemplo é o crossfit, uma prática esportiva e competitiva que é classificada como complementar. Neste caso, trata-se de uma atividade concorrente. Sim, é possível realizar alguns exercícios específicos do crossfit com o objetivo de melhorar a qualidade da performance na corrida. Assim como no treinamento funcional, o treino exige planejamento específico para conquistar essa finalidade.

Mas tenha em mente: tão importante quanto os treinos de corrida é a inclusão das sessões complementares em sua rotina, e tentar realizá-las pelo menos duas vezes por semana, escolhendo as modalidades que lhe agradam e que lhe trarão melhores resultados. Às vezes é melhor deixar de fazer um treino leve ou regenerativo de corrida, que seria simples somatório em seu volume semanal, e praticar a musculação, o pilates ou o treino funcional, que podem fazer falta no equilíbrio da distribuição de sobrecarga em sua semana de treinamento.

Marcello Butenas

Marcello Butenas é treinador de triathlon e de corrida desde 1990 e é diretor técnico da Butenas Assessoria Esportiva. Como atleta foi vice-campeão brasileiro de triathlon em 1991, tetra-campeão paulista em 1992, 1993, 1995 e 1996 e participou de Ironmans no Havaí em 1992, 1995 e 1996, no Brasil, em 2002 e 2007, e na Alemanha, em 2012, com recorde pessoal de 9h24min. É colunista da revista O2.

Share
Published by
Marcello Butenas

Recent Posts

MOV

43 minutos ago

Eco SP

43 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago