Experts

Como recomeçar do zero na corrida

Ao cruzar a linha daquela prova-alvo, passa um filme na cabeça do corredor de como valeram a pena os meses de treinos focados em um objetivo. Geralmente vem um turbilhão de sensações. Uma delas, muito comum entre os maratonistas, é: “nunca mais corro novamente uma maratona”. Minutos depois, a endorfina invade suas entranhas e o próximo objetivo já toma conta de sua mente.

O que muitos têm que saber é que, encerrado um ciclo com a conclusão de uma prova-alvo, é preciso haver um tempo mínimo de recuperação para o corpo descansar e ficar preparado para recomeçar um novo ciclo.

Caso o corredor tenha treinador, esse se incumbirá de fazer essa transição de ciclos. Caso não tenha, algumas dicas práticas que eu sempre sigo podem ajudar.

Espere pelo menos uns cinco dias para calçar o tênis novamente. Se a adrenalina for muita, um pedal ou a natação (esportes de baixo impacto) são aconselháveis. Eu costumo ficar pelo menos cinco dias sem correr, seguindo a planilha novamente apenas 15 dias após a prova de longa distância.

 

 

Ao recomeçar, corra sem compromisso com o cronômetro. Aliás, deixe-o em casa e saia para correr leve. Se sentir alguma dor, avalie se é o corpo avisando sobre o desgaste causado pela prova-alvo ou se surgiu alguma nova lesão.

O tempo de descanso muitas vezes não é respeitado pelo corredor, o que, a meu ver, é um erro que pode trazer novas lesões. Neste período de recuperação, é hora de avaliar como está o corpo e só recomeçar quando se sentir seguro para isso.

Paramos de correr, também, por lesões. Neste caso, respeitar o tempo de tratamento e voltar com calma e bem leve é altamente recomendável. Reinicie com trotes, sem forçar ritmo ou distâncias. Escute o corpo. Se a dor (lesão) voltar, pare imediatamente e relate ao seu médico ou treinador.

Correr lesionado pode agravar a situação e fazer um pequeno machucado virar uma lesão crônica. Tenha em mente: competições não faltam e seu maior equipamento de corrida é seu próprio corpo.

Cuide bem dele!

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30), Nova York (2h58min20) e Blumenau (2h58min10). Também concluiu seis Ultratrails: 60K Ultratrail Putaendo, 67K Ultratrail Torres del Paine, 50K Indomit Costa Esmeralda e os 50K Ultra Fiord por três vezes. Já correu em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão.

Share
Published by
Harry Thomas Jr
Tags: o retorno

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

1 hora ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

1 hora ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago