Experts

Quanto devemos treinar no crossfit?

Aqui no box Cordylus usamos muito o aplicativo BeyondtheWhiteboard, utilizado por boxes de crossfit do mundo todo como diário de treinos para seus alunos. Talvez seu principal atrativo seja a alimentação de um banco de dados, com um volume imenso de informações a respeito dos treinos e resultados de milhares de pessoas.

Por conta disso, regularmente a equipe do BTWB realiza levantamentos estatísticos a respeito do atual estágio dos praticantes de crossfit. Recentemente, um desses levantamentos em especial chamou a atenção por analisar a velocidade no aprendizado e no desenvolvimento técnico dos atletas em função do seu tempo de prática semanal.

Mas quanto devemos treinar?

Como números são apenas números (e podem ser interpretados de qualquer forma), vamos a alguns comentários sobre o que as estatísticas desse levantamento nos trouxeram.

Foi estabelecido um patamar inicial de 2 dias de treinos por semana. Ao incorporar-se um terceiro dia de prática semanal, os resultados obtidos são 7,5% melhores que o padrão inicial. De forma progressiva, quem incorpora um quarto dia de treinos na semana obtém um ganho de aprendizado de 10%.

 

 

Por fim, ao acumular 5 dias de treino em uma semana, seus resultados serão 27% superiores aos resultados dos colegas que comparecem ao box em 4 dias na semana.

O BTWB pondera alguns detalhes em relação a esses números: quem treina 5 vezes por semana pode enfrentar alguns obstáculos, como gastar 66% mais de seu tempo do que quem treina 4 vezes por semana; seu gasto com o box poderá ser maior; deverá se atentar mais a sua alimentação, repouso e recuperação dos treinos (mobilidade e massagens) para evitar o desgaste natural dos tecidos corporais diante desse volume de treino.

Ao final, o que fica claro é que a frequência maior de treinos traz resultados progressivamente mais substanciais, assim como maiores exigências para que se extraia apenas o que é positivo do crossfit.

Cabe a cada praticante traçar suas metas com a ajuda de seu coach: se seu objetivo é apenas o bem-estar, não desconsidere um número maior de dias de descanso na semana; se sua meta for mais voltada ao alto desempenho e competição, saiba que a maior dedicação aos treinos costuma trazer dividendos relevantes.

Bons treinos!

Rodrigo Portela

Empreendedor, CrossFit Level 2 Trainer, Bacharelando pela Universidade do Estado de Santa Catarina, Especialista em Administração de Empresas pela FGV-SP. Após mais de 10 anos praticando triathlon e maratona, conheceu o crossfit e adotou a modalidade como filosofia de vida.

Share
Published by
Rodrigo Portela

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago