Experts

Em busca de um like perdido do “nós” contra “eles”

Não bastasse a polarização política e social em voga no Brasil, ainda existem grupos no Facebook “semeando a discórdia” entre corredores trail contra aqueles que competem no asfalto sob o falso manto do humor, por meio dos famigerados (e porque não dizer agressivos) “memes”.

Pior: criaram subgrupos de corredores formados por aqueles que correm prova de montanha de “verdade” e dos que participam de trail runs, digamos, “mais comerciais” ou mainstream como um El Cruce, um K42, entre outras provas. Já vi in loco atletas como Killian Jornet, Miguel Heras, Anna Frost e Luis Alberto Hernando (só para ficar em alguns nomes do supra sumo do trail mundial) correndo numa dessas provas, que os “puristas” dizem ser uma empulhação. No mais, comparar asfalto versus trilha é de extrema desonestidade intelectual para o público desavisado.

Óbvio que a montanha, com suas íngremes subidas e perrengues, requer um trabalho de força muito maior. Mas vai o trilheiro-amador chutar uma maratona no asfalto em um pace constante, com sangue nos olhos sem a paradinha para tomar água ou folego…Ou seja: cada modalidade uma sentença. O que é mais difícil: ser forte ou rápido? Creio que não há comparativos. Se pegarmos os melhores trilheiros mundiais e os colocarmos no asfalto com os melhores do asfalto, seus paces serão medíocres.

A recíproca também é verdadeira. Tanto Kimetto quanto Killian são corredores. Ninguém é mais ou menos corredor do que o outro. O que acontece é a especificidade que existe relação a treinos específicos, além das características físicas para determinado tipo de prova. Em suma: é apenas uma questão de especialidade diferente. Mas fazer o que com essa parcela da sociedade que defende suas toscas convicções em busca de um like perdido?

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30), Nova York (2h58min20) e Blumenau (2h58min10). Também concluiu seis Ultratrails: 60K Ultratrail Putaendo, 67K Ultratrail Torres del Paine, 50K Indomit Costa Esmeralda e os 50K Ultra Fiord por três vezes. Já correu em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão.

Share
Published by
Harry Thomas Jr
Tags: Trail x Rua

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

3 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

3 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago