Categories: Experts

Exercício físico no calor – cuidados

Como já apresentado no tema “No exercício físico, suar é bom?”, durante os exercícios físicos, parte da energia é utilizada pelos músculos e o restante é convertido em calor, que deverá ser dissipado para o meio externo através das glândulas sudoríparas. É o suor. Este é o mecanismo utilizado para manter a temperatura corporal em níveis adequados, próximo aos 37ºC. Isso permite a manutenção e o funcionamento normal do corpo humano, principalmente, durante os exercícios físicos. Neste caso, a perda de água e eletrólitos (sais minerais) no suor, deve ser repostos (Carvalho, Mara, 2010).

Mas essa dinâmica fisiológica precisa também de uma ajudinha. Durante os exercícios físicos é preciso haver hidratação, sob pena do mecanismo termorregulador tornar-se ineficiente. Perdendo-se água e sais minerais, há uma diminuição significativa no volume plasmático, aumentando assim a temperatura do corpo, por sua vez da frequência cardíaca e da pressão arterial. Mesmo uma leve desidratação pode aumentar o esforço cardiovascular. Isso compromete a perda de calor, necessária durante os exercícios, uma vez que limita, por exemplo, a transferência de sangue para a superfície da pele.

Agora no verão, o perigo é ainda maior, na medida em que o corpo ganha muito calor do meio ambiente, do vento quente, das superfícies quentes ao redor. Mesmo ao ar livre, correndo, por exemplo, em um asfalto, durante os dias ensolarados, o ganho de calor é significativamente maior e mais comprometedor, não só ao desempenho, mas também à saúde do indivíduo.

Nessa época do ano então, para se evitar possíveis complicações durante os exercícios físicos, tão importantes e necessários à saúde de todos, seria usar roupas leves e claras, protetor solar e muita hidratação. Que tal ingerir voluntariamente e por opção, antes, durante e após os exercícios, a água, a água de coco, os sucos de frutas e, para atividades com maiores cargas, as bebidas esportivas. Na temperatura que mais lhe agradar.

• Carvalho T, Mara LS. Hidratação e Nutrição no Esporte. Rev Bras Med Esporte, v.16, p.144-148, 2010.
• Machado-Moreira CA, Vimieiro-Gomes AC, Silami-Garcia E, Rodrigues LOC. Hidratação durante o exercício: a sede é suficiente? Rev Bras Med Esporte, Niterói , v.12, n. 6, 2006.

 

Raul Santo

Professor, pesquisador e consultor em fisiologia e ciência da saúde, Raul Santo de Oliveira é graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Aperfeiçoamento em Treinamento Desportivo de Alto Nível pela Russian State Academy of Physical Education - Institute of Physical Culture of Moscow. Especialista, Mestre e Doutor pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade São Judas Tadeu.

Share
Published by
Raul Santo

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago