Categories: Experts

Gasto calórico nos exercícios físicos

Como discutido na matéria O PERIGO DO SEDENTARISMO, a baixa aptidão física é consequência da inatividade, do sedentarismo, sendo fator de risco para doenças cardiovasculares e condição preocupante de saúde pública no mundo inteiro. Tudo isso, devidamente pesquisado e publicado pelos maiores Centros Mundiais de Pesquisas de Controle e Prevenção de Doenças (World Health Organization, 2000). Assim, o exercício físico regular desempenha importante papel na melhora da aptidão física e contribui sobremaneira com o gasto calórico diário de um indivíduo.

A preocupação com o gasto calórico é bastante discutida na área de saúde, na medida em que a inatividade física e a alimentação inadequada podem resultar em aumento de peso corporal e, consequentemente, na tão temida obesidade e doenças relacionadas. Manter um balanço energético em equilíbrio significa, também, um equilíbrio entre a ingestão alimentar e o gasto energético.

As variáveis que compõem o gasto energético total são representadas pela taxa metabólica de repouso, pelo efeito térmico dos alimentos (digestão) e pelo gasto calórico proveniente dos exercícios físicos. O corpo humano precisa de energia para manter suas condições fisiológicas durante as 24 horas do dia, como andar, estudar, trabalhar, dormir e respirar. Em indivíduos sedentários, estima-se que aproximadamente 60-70% do gasto energético total diário é proveniente da taxa metabólica de repouso (Pinheiro Volp et al., 2011).

Há, também, o gasto calórico para realizar a digestão dos alimentos, que pode, dependendo do tipo de refeição realizada, chegar a um gasto de 13% do gasto energético total diário. Quanto ao gasto calórico do exercício físico, é interessante observar que ele exerce importante papel no aumento do gasto calórico diário. Essa relação é bastante eficaz quando alicerçada com a intensidade, a duração, a frequência e a modalidade praticada (Jorgensen et al., 2009). Em circunstâncias normais, os exercícios físicos podem proporcionar gasto calórico de 15 a 30% do consumo calórico diário de um indivíduo.

A afinidade com o desporto e sua especificidade permitem maior aderência e continuidade do treinamento, principalmente, quando combinada a uma alimentação saudável e balanceada. Sinergicamente, tudo isso contribui para a boa saúde e qualidade de vida.

Na Tabela 1, pode-se observar o gasto calórico aproximado de indivíduos com pesos de 60, 70 e 80 quilos, em modalidades esportivas diferentes.

TABELA 1 – GASTO CALÓRICO NA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS EM DIFERENTES MODALIDADES ESPORTIVAS – TEMPO 60 MINUTOS

MODALIDADE ESPORTIVA – Corrida 10k – Boxe – Pular corda
Indivíduo de 60 quilos – 594 kcal – 360 kcal – 594 kcal
Indivíduo de 70 quilos – 693 kcal – 420 kcal – 693 kcal
Indivíduo de 80 quilos – 792 kcal – 480 kcal – 792 kcal

MODALIDADE ESPORTIVA – Nadar/estilo livre – Ciclismo – Caminhar rápido
Indivíduo de 60 quilos – 480 kcal – 480 kcal – 240 kcal
Indivíduo de 70 quilos – 560 kcal – 560 kcal – 280 kcal
Indivíduo de 80 quilos – 640 kcal – 640 kcal – 320 kcal

MODALIDADE ESPORTIVA – Musculação – Alongamentos – Artes marciais
Indivíduo de 60 quilos – 210 kcal – 240 kcal – 600 kcal
Indivíduo de 70 quilos – 245 kcal – 280 kcal – 700 kcal
Indivíduo de 80 quilos – 280 kcal – 320 kcal – 700 kcal

Fonte: Adaptado de www.midiasport.com.br, em 11 de maio de 2006

Jorgensen T, Andersen LB, Froberg K, Maeder U, Smith LH, Aadahl M. Position statement: Testing physical condition in population – how good are the methods? Eur J Sport Sci,v.9:p.257-267, 2009.

Pinheiro Volp, AC, Esteves de Oliveira FC, Duarte Moreira Alves R, Esteves EA, Bressan J. Energy expenditure: components and evaluation methods. Nutr Hosp,v.26:p.430-440, 2011.

WHO (World Health Organization). Constitution of the World Health Organization. Basic Documents. WHO. Genebra,1946.

 

Raul Santo

Professor, pesquisador e consultor em fisiologia e ciência da saúde, Raul Santo de Oliveira é graduado em Educação Física pela Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Aperfeiçoamento em Treinamento Desportivo de Alto Nível pela Russian State Academy of Physical Education - Institute of Physical Culture of Moscow. Especialista, Mestre e Doutor pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutorado pela Universidade São Judas Tadeu.

Share
Published by
Raul Santo
Tags: sedentarismo

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

4 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

4 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago