Experts

Kinesio taping: fita colorida usada por atletas de crossfit

Kinesio taping é uma bandagem terapêutica que auxilia os músculos e tecidos a buscarem o seu funcionamento normal. Ela foi criada por Dr. Kenzo, quiropraxista, que percebeu que os músculos e tendões, quando submetidos a um estímulo externo, diminuíam a dor e exerciam sua função corretamente. No entanto, na época, os materiais que existiam, como esparadrapos, faixas e bandagens, dariam reações alérgicas ou limitariam o movimento.

A partir desse momento, teve início uma busca por um material elástico que pudesse ter uma tolerância na pele sem provocar reações alérgicas. Hoje, essa fita apresenta elasticidade semelhante à da nossa pele.

A primeira vez em que a kinesio taping apareceu foi nas Olimpíadas de 1988, em Seul, mas só nas últimas edições ela ganhou mais notoriedade. Desde então, é grande sua presença em centros olímpicos, centro de reabilitação e também em clínicas e consultórios.

A kinesio taping tem ótimos resultados tanto na prevenção como no atendimento primário, agudo ou crônico. Diversos benefícios vêm sendo pesquisados, como redução do quadro álgico, correção da biomecânica articular e funções musculares, melhora da circulação, reparação de lesões teciduais, facilitação e/ou limitação do movimento. Isso permite que ela seja usada em diversas áreas da saúde, como fisioterapia, acupuntura e quiropraxia.

 

 

As fitas são feitas de algodão para prevenir reações alérgicas e  suas linhas imitam as impressões digitais. A duração da aplicação da fita é de 3 a 5 dias e não há diferença técnica entre as cores.

Aplicação

Além do conhecimento musculoesquelético, é necessário aplicar a técnica específica e adequada à disfunção em questão. É primordial o diagnóstico específico. O sucesso da bandagem será diretamente relacionado a esses conhecimentos e à aplicação correta.

As contraindicações são infecções de pele, celulite, ferida na pele, trombose e alergia para pessoas alérgicas. Em caso de dúvida, converse com o médico responsável para discutir a aplicação da kinesio taping.

Lilian Saldanha

Formada em Quiropraxia pela Universidade Anhembi Morumbi, pós graduada em pilates e pós graduanda em Neurologia Funcional pela instituição Carrick (EUA). Ex-professora universitária e agora proprietária da Clinica Move.U. Especialista em quiropraxia esportiva, atende praticantes de Crossfit desde 2014, quando tornou-se praticante da modalidade.

Share
Published by
Lilian Saldanha

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago