Experts

Os desafios de uma fat bar

Para iniciar meu espaço quero fazer uma indicação. Em primeiro lugar, quando quiserem saber sobre o crossfit, leiam o texto do Joel Fridman sobre o esporte. Conhecimento nunca é demais. 🙂

Acabei de retornar de Goiânia: estive por lá competindo no Monstar Games, etapa Centro-Oeste, em uma equipe formada com Pablo Chalfun e Netto Braga. Conhecidos como “Bonde dos Carecas”, levamos o primeiro lugar. Foi muito divertido e muito desafiador também.

Em uma das provas tivemos que fazer vários rounds de 30 repetições de deadlift (levantamento terra) de 130kg com a fat bar (com 5 cm de diâmetro – uma barra convencional tem 2,8 cm). Vou te contar: como foi desafiador para “a pegada”.

Isso é uma coisa muito interessante. No desenvolvimento embrionário, o crescimento ocorre no sentido crânio-caudal e médio-lateral (do centro para as extremidades). E vou mais a fundo: a transmissão de força em nosso corpo, quando realizamos algum levantamento de peso, como o próprio deadlift ou o snatch, prioritariamente precisa ocorrer do centro para a periferia, para que mecânica do movimento, estabilidade e o caminho do movimento sejam alinhados e bem feitos.

Em contrapartida, quando a “pegada” está enfraquecida, seja por algum machucado na mão, a musculatura do antebraço está cansada ou suas mãos estão sendo desafiadas ao segurar uma barra muito grossa, a transmissão de força também fica deficiente e os grandes grupos musculares, de certo forma, ficam inibidos e não “obedecem” tão bem o seu comando de “levantar”.

Esta é a grande importância de treinar pegada, de desafiar o poder de flexão e extensão dos seus dedos e punhos. E uma ótima estratégia para isso é realizar deadlifts e clean com fat bar.

Diego Figueroa

Formado em Educação Física, Mestre em Fisiologia (UFRGS) e doutorando em Ciências (FMUSP). É Treinador e consultor em treinamento físico e fitness. Personal trainer desde 2004, atuando principalmente com reabilitação cardiovascular e músculo-esquelética. Campeão mundial e brasileiro (RPS ANF) e vice-campeão mundial (IPL, WPC) de powerlifting, atleta praticante de crossfit. Head coach do box CrossFit Mitra em São Paulo.

Share
Published by
Diego Figueroa

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago