Experts

Qual é a postura ideal do tronco na corrida?

Fotos tiradas dos corredores de lado são as mais famosas, pois nesta visão é possível apreciar o tamanho da passada, a altura das coxas, o tipo de contato dos pés, a quantidade de dobra dos joelhos, mas principalmente a inclinação (ou ausência dela) da coluna. Muitos não reparam, mas a postura do tronco na corrida pode variar de pessoa para pessoa.

Se fôssemos considerar a aerodinâmica, talvez o ideal seria correr inclinando a coluna para trás, imitando a frente dos carros esportivos, com objetivo de reduzir a resistência com o ar. No entanto isso seria impossível, pois cairíamos para trás logo na primeira impulsão. Portanto, precisamos considerar nosso centro de massa, associado e um fator que poucos se atentam: a mobilidade da articulação da pele e do quadril.

Quando estas articulações possuem mobilidade normal, permitindo principalmente uma boa extensão e uma boa flexão (coxas indo para trás e para a frente, respectivamente), a coluna não sofrerá compensações e, consequentemente, o movimento será mais harmônico, com discretas rotações de tronco e movimentos alinhados dos braços.

 

 

Por outro lado, quando a articulação do quadril e/ou da pelve estiverem bloqueadas, haverá compensações, em especial na coluna lombar e possivelmente na torácica e na cervical. Como muitas pessoas hoje em dia trabalham sentadas por horas e horas, é cada vez mais comum encontrar dificuldades para a extensão do quadril, fazendo com que a maioria delas force a lombar para compensar a limitação do movimento das coxas para trás.

Neste caso, ao realizarem treinos de velocidade ou educativos que estimulem o aumento da amplitude deste movimento, o ideal seria inclinar a coluna levemente para a frente (poucos graus), ao invés de se esforçar para mantê-la totalmente perpendicular ao chão.

O problema é que em treinos assim, algumas pessoas inclinam a coluna para trás, piorando ainda mais a sobrecarga. As causas para esta dificuldade em manter o tronco no alinhamento correto são diversas:

  • Fraqueza e/ou falta de controle dos músculos abdominais.
  • Tentativas erradas de autocorreção e posicionamento do tronco.
  • Excesso de preocupação com a postura.
  • Falta de consciência corporal.
  • Padrão viciado de contrações musculares (aprendizado errado).

Mas acredito que o principal motivo disso tudo seja a falta de informação. A postura do tronco na corrida varia poucos graus de pessoa para pessoa, mas é o suficiente para posicionar os músculos com suas fibras em um comprimento ideal, além de gerar movimentos em amplitudes ideais.

Outra variável é a velocidade, que a partir de um limite, deve fazer o tronco inclinar-se mais para a frente ou deixá-lo mais ereto. Por último, a inclinação do terreno. Talvez seja mais instintiva a compensação, inclinando para a frente nas subidas e mantendo a postura ereta nas descidas. Jamais inclinada para trás!

Obviamente existem exceções. Há pessoas que se adaptaram muito bem a um padrão, vamos dizer, teoricamente/cientificamente anatomicamente/biomecanicamente ineficiente. Ainda assim correm muito mais rápido e sem dores se comparadas a uma pessoa que apresenta postura perfeita. Mas como disse, são exceções.

Por isso, evite imitar os outros e encontre o seu ângulo ideal. Sugestão: faça testes no meio dos seus treinos, em velocidades baixas e altas, inclinando discretamente o tronco para a frente ou deixando-o mais ereto, bem sutilmente, ok? É tão pouco que as pessoas ao redor não notarão, mas você sentirá a diferença.

Bons testes e bons treinos!

Marcel Sera

Fisioterapeuta, palestrante e atleta amador! A ideia, aqui, é explicar como usamos e o que acontece com o nosso corpo em cada situação, ação e emoção de nosso dia-a-dia. Correr é uma terapia e minha fonte de inspirações para compartilhar o conhecimento de forma simples e objetiva para todos os interessados. Sugira, critique, questione, treine e corra à vontade!

Share
Published by
Marcel Sera

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

8 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago