Experts

Quando o ritmo não encaixa na corrida

Depois de me arrastar pelos 20 Km da KTR Ilhabela, estou sem pique para treinar. Incapaz de largar a fofura do meu travesseiro da Nasa pelo meu surrado par de tênis. Há três semanas isso era simplesmente impensável. O despertador tocava na madrugada de sábado e eu pulava da cama. Oba, treino!

Agora faço mandinga pedindo chuva e vento. Um furacão, se possível. Tudo para fugir da planilha. Não importa se é longão, fartlek ou treino de tiro. O negócio agora é arranjar desculpa para não treinar.

E, quando a fuga não é possível (infelizmente), o ritmo simplesmente não encaixa. O runner’s high não vem. Corro olhando o tempo no relógio. E ele custa – muito – a passar.

 

 

Se há uma coisa que eu odeio é correr olhando o relógio. Não o pace. Mas o tempo. Na verdade, quanto tempo falta… Tem coisa pior?

Já passei por isso uma vez. Um bodaço pós os 100 km do El Cruce Columbia. Na época, assustada, confiei nas palavras do meu treinador: vai encaixar. Insiste que vai encaixar. E encaixou.

Pois bem. Estou insistindo. Há três longas semanas. E o treino não encaixa. Resolvi adotar medidas mais, digamos, radicais: decidi correr sem relógio, em ritmo confortável, se possível na companhia de amigos e fazendo percursos diferentes. Ou ouvindo música. Puro prazer. Assim, quem sabe, a mente distrai, o ritmo acaba encaixando sem eu perceber e o runner’s high toma conta.

Até eu me “reencontrar”, o plano de guerra é blindar minha mente contra desculpas esfarrapadas, colocar o despertador longe para eu me obrigar a levantar (sem voltar para a cama, lógico) e correr por prazer, sem pensar que faltam apenas três meses para os 100 km do El Origen.

O tempo corre contra mim. E o ritmo não encaixa.

Karen Kornilovicz

Bacharel em Jornalismo, é blogueira e trail runner. Após mais de uma década correndo no asfalto, em 2011 trocou a rua pela montanha. Há um ano, descobriu também a mountain bike e a corrida de aventura. Nesta coluna, dá seus pitacos sobre a corrida de montanha no Brasil e no mundo.

Share
Published by
Karen Kornilovicz

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

2 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

2 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago