Categories: Experts

Quanto mais proteína melhor?

A proteína é um macronutriente que devemos consumir na alimentação diária e tem como uma das suas principais funções a construção e reparação de tecidos, formação de mais de duas mil enzimas (elas que mexem no metabolismo) e contribuem para o fornecimento de energia, em torno de 5%, apenas.

Assim como o carboidrato, 1 grama de proteína contém 4 kcal. Ou seja, não dá para comer à vontade, porque o excesso vai aumentar gordura e não músculo (como muitos pensam!). Porém, todo o atleta, amador ou profissional, acaba abusando na questão proteica em algumas refeições.

Mas o atleta deve ingerir mais proteínas? Deve, mas em uma quantidade recomendada para o tipo de exercício que pratica. Para quem pratica corrida é diferente a ingestão da de quem pratica musculação, com o objetivo de hipertrofia. Outra coisa importante: a proteína é calculada de acordo com o seu peso corporal e a suplementação proteica deve estar incluída nesse cálculo.

Alguns estudos tem demonstrado que o excesso de proteína não é a melhor opção quando se trata na melhora da síntese proteica muscular. Pesquisadores compararam dietas com diferentes quantidades de proteína e relação da síntese proteica muscular, após os exercícios de endurance. As dietas continham de proteína ao longo do dia: 64 g (low protein (LP) – baixa proteína), 125g (median protein (MP) – moderada em proteína) e 220 g (high protein – HP – alta proteína). O grupo que consumiu menos proteína, teve taxas de síntese proteica muscular melhor do que aqueles que consumiram mais do nutriente (gráfico abaixo).

Gráfico da pesquisaGráfico da pesquisa

Gráfico da pesquisa

Por isso, é importante não exagerar na proteína. Coma as quantidades que o seu nutricionista recomendou, nem a menos, nem a mais. Mas, e aquela história que a proteína em excesso causa problema renal? Bom pessoal, isso não é bem assim! A proteína não vai causar a doença, mas agrava a saúde daqueles que já desenvolveram doença renal. Diria que é importante você cuidar quando tiver casos na família.

Aqueles que consomem suplementos proteicos e desenvolvem a doença renal crônica ou aguda é porque, provavelmente, estava usando substâncias nocivas ao organismo, como os anabolizantes (o que não é difícil de encontrar, hoje em dia, infelizmente!). Eles, sim, causam doença renal, no fígado, podendo gerar (até) um câncer.

Mas, como saber se a quantidade de proteína ingerida é o suficiente para você que está treinando? O ideal é o seu nutricionista solicitar exames bioquímicos, como uréia, creatinina, enzimas hepáticas e outros parâmetros que o nutricionista do esporte deve compreender. Por isso, a moderação é a melhor opção!

Para quem quiser, acessa minha fanpage e instagram para saber de mais dicas:
facebook.com/nutricaoespotivaefuncional
@nutrideniseentrudo

Fonte: Bolster et al. Dietary protein intake impacts human skeletal muscle protein fractional synthetic rates after endurance exercise. American Journal of Physiology and Endorinology Metabolism, 2005.

Denise Entrudo

Nutricionista do esporte e apaixonada por exercícios, Denise trabalha com atletas de elite e amadores e está sempre em busca de conhecimento, aliando a nutrição e o esporte. É pós-graduada em nutrição esportiva e treinamento físico e mestre em ciências médicas pela UFRGS. É corredora amadora de carteirinha e já completou sua primeira maratona.

Share
Published by
Denise Entrudo
Tags: Proteína

Recent Posts

MOV: evento esportivo da BB Seguros reuniu cerca de 10 mil pessoas em São Paulo

A cidade de São Paulo foi palco no sábado, dia 9 de julho, do MOV…

5 horas ago

Eco Run São Paulo teve conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo foi palco no domingo, dia 10 de julho, da Eco…

5 horas ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago