Experts

Saucony Freedom 3: mais leve com novas entressola e malha de cabedal

O Saucony Freedom, que foi lançado no fim de 2016, falhou em despertar a curiosidade de corredores e triatletas em suas duas primeiras edições – a ponto de a Saucony investir pouco em ações e ativações do modelo. A terceira edição, que chegou há pouco às lojas dos Estados Unidos, tem duas atualizações importantes e podem contribuir por mudar essa percepção.

Eu tive a primeira edição do Freedom e gostava de como o tênis respondia em relação a conforto e estabilidade. Um fator negativo era a lingueta com um pouco de material sintético, além de alta, o que incomodava um pouco no local de amarração. E a área do contraforte, para alguns corredores, era muito mole, sem qualquer suporte, gerando um pouco de insegurança no calcanhar.

A segunda edição do Freedom veio com uma nova malha de cabedal em knit e uma nova lingueta mais “padronizada”, mantendo as mesmas características de entressola e solado do antecessor.

A terceira edição, recém-lançada, apresenta duas atualizações consideráveis melhorando-o com relação aos antecessores. A Saucony eliminou a tecnologia ISOFIT que tinha o sistema de amarração do cadarço, no qual os passadores eram em forma de gancheiras. Agora os passadores do cadarço são os furos, seguindo o sistema padrão e que acho melhor do que estas invenções. A malha de cabedal em mesh gera menos atrito aos pés, melhora a ventilação e absorve menos umidade.

Mas a principal mudança no Saucony Freedom 3 fica por conta da nova tecnologia de espuma de amortecimento que é a PWRRUN +, mais leve e um pouco mais macia e responsiva do que a EVERUN.

A combinação do novo tecido da malha de cabedal com a nova espuma da entressola fez com que o Freedom 3 ficasse 16 gramas mais leve do que o antecessor. Não houve atualização com relação ao solado.

Infelizmente não veremos este modelo no Brasil a curto prazo uma vez que as operações da Saucony foram paralisadas mais uma vez.

Saucony Freedom 3

Categoria: Amortecimento
Pisada: Neutra
Peso: 250 g  (Tamanho 41 masculino)
Drop: 4 mm
Finalidade: Treinos de Velocidade, treinos diários e provas de curtas e longas distâncias

Rodrigo Roehniss

Graduado em Administração de Empresas com MBA em Gestão em Marketing Esportivo, Rodrigo Roehniss é especialista em tênis de corrida, além de prestar consultoria sobre o universo de produtos de running e triathlon. Também trabalha com atletas profissionais. Aqui, analisa produtos que fascinam corredores e triatletas.

Share
Published by
Rodrigo Roehniss
Tags: evolução

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

7 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago