Experts

Será que somos viciados nesta tal de corrida de rua?

Será que você faz parte de um grupo crescente de pessoas? Será que você é viciado em corrida de rua? Para responder a estas perguntas não precisamos nos esforçar muito, basta lembrar de algumas situações do nosso dia a dia.

Vamos juntos nessa?

Sinais que indicam se você é viciado em corrida

  1. O bicho pegou no trabalho, você zerou a semana de treinos e se sentiu irritado todos os dias. Estava faltando algo, não?
  2. A gripe veio com tudo, você não estava disposto para treinar e descontou a ansiedade na comida abusando um pouco mais do que deveria.
  3. Você planejou correr no final do dia, mas aquela reunião durou mais do que o previsto e você ficou irritado por perder os 10 km intervalados planejados para o dia.
  4. O despertador tocou, você passou batido por ele e perdeu a hora daquele fartlek com seus colegas da assessoria. Depois lamentou.
  5.  Você se inscreveu e treinou muito para uma maratona e apareceu uma festa importante bem no final de semana da prova. Você escolheu a prova.
  6. Saindo de um longo dia de trabalho, você descobre que esqueceu a mochila com seu tênis e roupa de treino em casa, e lamenta por não conseguir ir na academia.
  7. A preguiça para sair da cama bateu e após aquele treino progressivo de 8 km até o ritmo Z4, seu humor mudou e o dia foi muito produtivo.
  8. Um projeto do trabalho está travado e durante ou após o treino longo de domingo, um insight providencial o ajudou a conclui-lo.
  9.  Aquele treino regenerativo, sem compromisso, em uma estrada vicinal, trilha, à beira da represa ou na praia, o fez ir longe e entrar em quase estado de meditação.
  10. Você terminou a série de “tiros” (treinos intervalados) em ritmo Z5, quase desmaiando, e ficou a manhã toda com aquela euforia incontrolável, irradiando energia positiva e bom humor.

 

Se você se identificou com pelo menos duas destas situações que o esporte é capaz de promover, certamente o caminho não tem mais volta! Você é um viciado em corrida!

A dependência química é a principal causadora disso tudo. É uma explosão de hormônios na corrente circulatória que nos anestesia e promove uma série de benefícios à saúde física e mental, gerando uma grande sensação de bem-estar e interferindo diretamente em nossas tomadas de decisões diárias e em nosso comportamento.

Para que tudo isso ocorra e seja verdadeiramente saudável, procure manter a regularidade das atividades, incorporar hábitos saudáveis e treinar com qualidade. Desta forma você conseguirá ter a corrida como sua grande aliada pelo resto da vida.

Pense nisso!

Bons treinos e bora pra cima, galera!

 

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, treinamento esportivo e empreendedorismo; colunista do portal Ativo.com e colaborador de diversos portais e revistas esportivas; atleta amador de corrida de rua e triathlon e apaixonado pelo que faz.

Share
Published by
Rodrigo Lobo

Recent Posts

MOV

35 minutos ago

Eco SP

35 minutos ago

7 dicas para voar nos 21 km

Saiba como você pode melhorar (ainda mais) o seu tempo na meia-maratona

3 dias ago

Eco Run São Paulo abordará conscientização ambiental e sustentabilidade

A cidade de São Paulo será palco no dia 10 de julho da Eco Run,…

5 dias ago

Eco Run em Salvador: corrida e conscientização ambiental em pauta

A Eco Run chegou a Salvador no último domingo, dia 3 de julho, com a…

6 dias ago

Up Night Run em Ribeirão Preto tem muita música e diversão; veja as fotos!

A Up Night Run é mais do que uma corrida, é a proposta de uma…

6 dias ago