Experts

Você tem apenas que começar!

Mark Zuckerberg, em seu histórico discurso na formatura da turma de 2017 da Universidade de Harvard, focou na geração millennial e nos empreendedores cravando em única frase a essência de seu speech,: “você tem apenas que começar!”. É um recado que, para nós da corrida, remete a ‘dar o primeiro passo’.

Se vai começar aos trancos e barrancos ou da forma mais perfeita possível, não importa. O importante é que devemos apenas começar.

E neste comecinho de janeiro é hora de colocar o bloco na rua antes do Carnaval e retomar ou iniciar os treinos. O mês que abre o ano é perfeito para esse primeiro passo. As festividades, recessos e férias já passaram e o ideal é que você comece as corridas assim que possível.

Não se desespere se não conseguir treinar hoje ou amanhã. Ainda dá tempo para compensar e começar. Mas é preciso começar.

A primeira meta é ser realista. Não precisa, de cara, fazer cinco, seis sessões de treinos. Mas procure garantir três corridas por semana. Se o tempo for escasso, sugiro correr às quartas-feiras, sábados e domingos que dá liga, garanto. Isso vale para um iniciante ou avançado. Mas lembre-se: apenas comece.

Muitos se retraem num círculo vicioso. ‘Não consigo acompanhar a turma ou correr 5 km direto, então não vou treinar’. Apenas comece e se lembre que muitos estão no mesmo ou em pior patamar atlético neste pós-festas de fim de ano, com quilos a mais e pace a menos.

Janeiro é a base. É aquilo que olhamos em fevereiro e vemos o que começamos a tirar do papel os planos de poucos dias atrás. Não precisa ser perfeito, mas feito. E quando vemos que atingimos um bom percentual do ‘feito’ dentro da meta traçada, a motivação cresce bastante para o resto do ano.

Com esse impulso, fevereiro entra mais desafiador – vamos notar que as dores no pós treino diminuíram ou a recuperação se tornou mais rápida. Vemos que ao subir no pique a escada já não ficamos tão ofegantes. O talher que caiu no chão não dói tanto para ser recuperado.

Fevereiro correndo solto, vem março mais chuvoso e ameno.

Se mandou ao menos três  sessões por semana terá conseguido chegar no primeiro ciclo de 90 dias ou 12 semanas com 36 dias de corrida.

O tempo não espera e janeiro é a hora. Para isso, a tarefa número um, como Zuck endossou o que nossas avós já sabiam é: ‘você tem apenas que começar!’.

Harry Thomas Jr

Jornalista especializado em corridas de rua desde 1999, Harry competiu pela primeira vez em 1994 e desde então já completou 31 maratonas – sendo três sub 3 horas: São Paulo (2h59min30), Nova York (2h58min20) e Blumenau (2h58min10). Também concluiu seis Ultratrails: 60K Ultratrail Putaendo, 67K Ultratrail Torres del Paine, 50K Indomit Costa Esmeralda e os 50K Ultra Fiord por três vezes. Já correu em países como Argentina, Chile, Estados Unidos, Grécia e Japão.

Share
Published by
Harry Thomas Jr
Tags: Janeiro

Recent Posts

6 erros comuns na hora de comprar um tênis de corrida

Comprar um novo tênis de corrida é um momento delicado e importante. Listamos abaixo os…

7 horas ago

Evento esportivo para crianças recebeu milhares em Brasília no sábado!

Brasília recebeu mais de 6.000 pessoas entre crianças, pais e familiares para a segunda etapa…

4 dias ago

3 exercícios de fortalecimento do core que ajudam na corrida

Veja 3 exercícios de fortalecimento do core e os benefícios de treinar essa região, que…

1 semana ago

MOV: Família em Movimento chega a Brasília no sábado!

Brasília será palco no dia 20 de agosto da segunda etapa do ano do MOV…

1 semana ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida: esporte em família em São Paulo!

A cidade de São Paulo recebeu no último domingo, 14 de agosto, milhares de corredores…

2 semanas ago

Circuito Banco do Brasil de Corrida terá etapa em São Paulo no domingo!

A cidade de São Paulo receberá no próximo domingo, 14 de agosto, a terceira etapa…

2 semanas ago