Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

10 dicas para não abandonar os treinos

10 dicas para não abandonar os treinos

Todo atleta amador sonha com um ciclo perfeito de treinos, com horário livre para correr, nadar, pedalar, fazer musculação, dedicar-se ao trabalho preventivo, sem interrupções, sempre motivado e sem preguiça. E aí ainda incluir muitas provas como submetas, zero lesões e ter em mãos os melhores equipamentos, roupas e acessórios do mercado.

Na verdade, idealizamos uma condição de atleta profissional, que tem o esporte como atividade principal, com dedicação de 8 a 12 horas por dia aos treinos e a tudo o que o cerca.

Mas a realidade é bem diferente, principalmente em países subdesenvolvidos como o nosso que não possuem políticas públicas de incentivo à prática regular de atividade física nas escolas, universidades e no ambiente corporativo. Isso sem contar as questões culturais e socioeconômicas envolvidas.

Precisamos nos virar para conseguir dedicar ao menos uma hora diária à nossa saúde e às nossas metas esportivas. E muitas vezes quando sobra este tempo, não temos cabeça e incentivo para isso e preferimos ocupar este tempo com o ócio e outras atividades.

Se você venceu esta primeira e árdua etapa, e tem em mente algumas metas, aqui vão algumas dicas práticas para você seguir em frente e não desistir ao se deparar com os primeiros obstáculos.

Dicas para não abandonar os treinos

  1. Não deixe a preguiça derrotá-lo! Inevitavelmente, ela virá, seja logo pela manhã, ou após um dia cheio de tarefas.
  2.  Estabeleça metas e submetas coerentes com sua realidade e não as tire do seu radar. Elas são potentes motivadoras diárias!
  3.  Não deixe pessoas sugarem sua energia e boicotarem seus treinos.
  4. Em caso de lesões ou dores, peça ajuda de profissionais capacitados e busque alternativas para se manter em atividade, ou crie estratégias mentais para não entregar os pontos.
  5.  Pare de inventar desculpas e fugas diárias.
  6.  Curta o processo e não foque apenas nos resultados
  7.  Tenha um plano B na manga para mudanças de agenda e surpresas ao longo do dia
  8.  Não sofra, pois você não é obrigado a nada.
  9.  Crie associações positivas e evidencie os benefícios que a prática regular da atividade proporciona.
  10.  Vibre com cada conquista e ao cruzar a linha de chegada já defina uma próxima meta.

Caia, levante e siga em frente! Seja persistente e lute pelos seus sonhos!

Bons treinos e bora pra cima, galera!

Leia mais

O melhor momento do dia!

Você já definiu sua meta da próxima prova?

Você é uma pessoa organizada?

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Rodrigo Lobo

Bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo; sócio-diretor da Lobo Assessoria Esportiva; palestrante de temas sobre qualidade de vida, tre... VEJA MAIS

Compartilhe por email!