Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

5 possíveis causas das cólicas na corrida

5 possíveis causas das cólicas na corrida

As cólicas na corrida são uma queixa muito comum entre meus pacientes de consultório.

Elas podem ser desde desconfortos durante os treinos, que melhoram com o final da corrida, a vontade iminente de ir ao banheiro.

As causas podem ser diversas e se tornam um problema quando não são solucionadas.

Leia mais

Aposte neles! 10 alimentos que desincham o corpo

VO2 máximo: o que é e como pode ajudar os atletas

10 filmes e podcasts sobre corrida

Confira 6 causas de cólicas na corrida

1 – Errar no horário de se alimentar antes do treino

Muitos atletas não respeitam o tempo de alimentação pré-treino. A maioria ingere alimentos de difícil digestão e vão correr. O correto é esperar 1 hora ao tomar líquidos e 2 horas ao comer alimentos sólidos.

2 – Tomar gel de carboidrato de forma inadequada

Comum na rotina de atletas de endurance, cuja alimentação nos treinos e provas é fundamental, o gel de carboidrato é um suplemento muito concentrado. Muitas pessoas podem não ter problemas ao digerir o gel, pois o intestino pode ser “treinado” a absorver mais carboidratos nos treinos. De qualquer forma, o ideal seria tomar 300 ml com o gel e evitar possíveis desconfortos.

3 – Ingerir fibras antes de treinar

Fibras são carboidratos que não conseguimos digerir. Elas têm funções muito importantes e todos os atletas precisam do nutriente. Porém, ingerir fibras antes do treino não costuma oferecer bons resultados. Pelo contrário: podem causar desconforto abdominal, gases e as indesejáveis cólicas na corrida.

4 – Consumir estimulantes (pré-treinos)

O uso de pré-treinos e termogênicos é muito praticado entre os corredores. As principais substâncias utilizadas são estimulantes, como cafeína, pimentas e alguns estimulantes derivados de folhas de chás. Essas substâncias podem aumentar a velocidade do trânsito intestinal, favorecendo as cólicas abdominais.

5 – Seguir uma alimentação desequilibrada

Temos uma flora intestinal composta por bilhões de bactérias, que podem ou não viver em harmonia. Seu desequilíbrio é causado por uma alimentação inadequada, que pode desencadear reações como as cólicas na corrida ou em outros momentos do dia. Nesses casos, a suplementação de probióticos pode ser necessária, aliada a mudanças de hábitos alimentares.

Se depois de toda essa investigação,as cólicas ainda persistirem, consulte um reumatologista para avaliar se você possui algum tipo de doença autoimune.

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Fellipe Savioli

Triatleta amador, Fellipe Savioli é médico pós-graduado em medicina esportiva pela UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo (SP), pós-graduado em nutrologia pela ABRA – Associaç... VEJA MAIS

Compartilhe por email!