Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

A famosa técnica das ventosas

A famosa técnica das ventosas

Um dos assuntos mais comentados durante a Olimpíada foi ‘ventosaterapia’ – ou técnica da ventosa – utilizada pelo nadador olímpico Michael Phelps. Quem assistiu as provas de natação pode notar as marcas roxas na altura dos ombros, região de trapézio e parte escapular, que chamou muito atenção.

A ventosaterapia é uma técnica milenar da medicina chinesa, que utilizada copos de vidro por meio da sucção. Seus benefícios são melhorar as dores, relaxar a musculatura e também aumentar no nível de circulação sanguínea na região. É uma técnica rápida de aplicar e o atleta já sente a melhora desde a primeira sessão.

Em vários campeonatos de crossfit já observamos alguns atleta com essas marcas utilizadas por quiropraxistas, fisioterapeutas, acupunturistas e profissionais especializados na área esportiva.

Os atletas do crossfit que participam de competições o ano inteiro estão sempre treinando em alta intensidade e o tratamento preventivo com profissional da área da saúde é essencial para que a recuperação seja rápida e evite as prováveis lesões durante os treinos.  Durante as competições, dores são inevitáveis pelo nível de exigência do corpo desses atletas, e a técnica da ventosa pode ser utilizada tanto no preparatório e recuperação, tanto como durante a competição.

Porém, é importante um diagnóstico preciso porque esta técnica não pode ser utilizada, por exemplo, em rupturas musculares, suspeitas de hemorragia, pacientes com dermatites, cortes e ferimentos recentes no local da aplicação. Pessoas com quadros viróticos, também, devem procurar outros tratamentos.

 

Leia mais

Quiropraxia a favor do movimento

Quiropraxia antes ou após o treino?

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Lilian Saldanha

Formada em Quiropraxia pela Universidade Anhembi Morumbi, pós graduada em pilates e pós graduanda em Neurologia Funcional pela instituição Carrick (EUA). Ex-professora universitária e a... VEJA MAIS

Compartilhe por email!