Receba nossa newsletter e fique por dentro do mundo do esporte!

PUBLICIDADE

A melhor major

A melhor major

Nova Iorque é hors concours. Tóquio tem o defeito da distância. Boston e Londres acontecem em abril, a significar que o maratonista residente no Brasil, inscrito em qualquer das duas, tem que treinar forte em pleno verão. Pronto, restaram Berlim e Chicago. Bastaram três linhas. Para o desempate, mais serão todavia necessárias.

A Maratona de Chicago é mais bem organizada do que a de Berlim. Melhor equilibrada: a quantidade de mulheres se aproxima da de homens. Os preços, seja dos produtos à venda na exposição, seja dos hotéis próximos à largada/chegada, e de um modo geral, são mais em conta em Chicago. O percurso da maratona em Chicago é tão plano quanto o da realizada em Berlim. Chicago é mais perto do Brasil (8.538 km contra 10.021 km) e a diferença horária, menor.

Numa eventualidade, melhor ser socorrido em inglês do que em alemão (ou, ainda que em inglês, com sotaque alemão). Você, caro leitor, provavelmente julga que eu, portanto, prefira Chicago. Engana-se.

A Maratona de Chicago bem poderia ser reproduzida, tal e qual, em outra cidade norte-americana. Muita gente não notaria diferença. Berlim é única e a Maratona de Berlim oferece algo-mais. A Kaiser-Wilhelm-Gedachtnis-Kirche, cuja única torre original ainda de pé resta propositadamente tão destruída quanto em 1945. O Portão de Brandenburgo, que durante 28 anos ficou isolado, e inalcançável, na chamada no-man´s land. A Maratona de Berlim não tem muro. Não mais.

A Maratona de Berlim, ao contrário de qualquer outra, não é uma conquista individual.

Leia mais

No inferno a água é ruim

O dia em que fui mais feliz na corrida

A arte de andar nas ruas de Paris na semana da maratona

Os textos, informações e opiniões publicados nesse espaço são de total responsabilidade do autor. Logo, não correspondem, necessariamente, ao ponto de vista do Ativo.com

Sobre o autor

Maurício Lopes

Mauricio Lopes é advogado, editor (fundador da Editora Leblon, que publicou, no Brasil, a obra 50 Maratonas em 50 Dias, de Dean Karnazes), leitor e colecionador de livros sobre maratonas. ... VEJA MAIS

Compartilhe por email!